Lifestyle Tecnologia
21/04/2018 Redação Google planeja chat para substituir o sistema de mensagens no Android

Após múltiplas tentativas para gerar um sistema de mensagens bem sucedida, o Google decidiu mudar o foco. Eles estariam desenvolvendo um chat para fortalecer as mensagens no Android. A divisão brasileira da empresa, no entanto, não quis comentar a informação ao Metro Jornal.

Google Talk, hangouts, Google Allo foram algumas das tentativas do Google para entrar no campo de mensagens. No entanto, em vez de trazer uma nova aplicação, a empresa está tentando mudar as regras do jogo na mensagem de texto clássico.

O Google estaria tendo conversas com os principais fornecedores de smartphones para adotar o padrão chamado perfil universal para serviços de comunicação avançada (RCS). A maneira, seria através do bate-papo. Mas o que é realmente um bate-papo?

Em princípio, como as menções exclusivas da "The Verge", o chat não seria um novo aplicativo de mensagens de texto, mas um conjunto de recursos dentro do aplicativo já instalado na maioria dos telefones Android. Basicamente, bate-papo é um nome fácil de usar o padrão RCS, que procura substituir o SMS. A idéia é que este seja o padrão e que possa ser usado automaticamente no sistema de mensagens Android.

Quais são as diferenças com o SMS? Muitos dos recursos de outros aplicativos estarão presentes, como indicadores de digitação, imagens de resolução completa, vídeo e textos de grupo. No entanto, embora a Google esteja desenvolvendo, o serviços vai continuar a ser fornecido pelas operadoras.

Comunicações inseguras

Em qualquer caso, nem tudo o que brilha é ouro: as comunicações de chat não será ponta a ponta de criptografia (E2EE), e vai seguir os mesmos padrões legais de interceptação como SMS. Não será uma maneira segura de se comunicar, como acontece com o WhatsApp, por exemplo.

As comunicações usarão dados móveis e estarão sujeitas aos custos que as empresas irão aplicar. Além disso, se você estiver enviando mensagens para outro celular que não tem Chat habilitado, as mensagens simplesmente serão automaticamente ser transformadas em SMS.

Google colocou um novo executivo encarregado do esforço, Anil Sabharwal, e isso foi o que ele comentou:

"A tese fundamental por trás do protocolo RCS é que ele é um serviço de operador. Isso significa que os operadores serão os árbitros finais do que o bate-papo pode e não pode fazer, e se ele será bem sucedido."

"As mensagens funcionarão da mesma forma que qualquer outro protocolo de mensagens baseado em IP. O RCS é um serviço de Propriedade da operadora, portanto, sujeito a interceptação legal e outras leis que existem (permitindo que os operadores acessem dados) continuarão a ser aplicadas aplicar."

 

Por: Metro Jornal e Metro Internacional

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS