Cultura Diversão e Arte
17/02/2018 Redação Imagem Contemporânea - Uma incursão no universo da arte no DF com Renato Acha
Foto: Acervo BB
A ação "Imagem Contemporânea - Uma incursão no universo da arte no DF" é ministrada por Renato Acha em visitas orientadas que percorrem galerias de arte e museus do Distrito Federal para contextualizar a produção artística pelos atos do olhar e da contemplação.
 
Neste sábado (17 de fevereiro), às 14 horas, é a vez da visita orientada percorrer o Museu Banco do Brasil - Acervos do Brasil. O acervo do Museu Banco do Brasil com cerca de 1.100 mil obras na coleção de artes visuais e decorativas; 727 nomes de artistas com obras registradas; 35 mil itens de valor histórico; mais de 16 mil títulos de livros; 20 mil registros fotográficos e audiovisuais e 5 mil dossiês documentais de valor histórico.
 
A primeira mostra está dividida em dois módulos: História, e Cultura e Cidadania. O módulo histórico traz peças ligadas às atividades nas dependências do Banco do Brasil. Há ainda uma instalação em homenagem aos trabalhadores da instituição nestes dois séculos – que, atualmente, conta com 109 mil funcionários.
 
Já o módulo Cultura e Cidadania apresenta ao público parte do acervo de arte nacional: pinturas, gravuras e esculturas públicas de grandes dimensões, abrangendo múltiplas expressões da arte brasileira do século 20, em especial da produção realizada entre as décadas de 1940 e 1980 – indo do Modernismo ao Abstracionismo.
 
Sobre o Imagem Contemporânea:
Objetos e paisagens passam pela interpretação e classificação em determinados contextos e podem ser recriados pela percepção, para que seja possível a reinvenção daquilo que vimos. Isto se dá o tempo todo sem que percebamos, embora o exercício de despertar o olhar, em especial para as Artes Visuais, seja recorrente para artistas e teóricos.
 
A dinâmica da ação forma grupos, que podem ser bilíngues, para encontros nas tardes de sábado. "A cada semana os participantes percorrem diferentes espaços culturais em um movimento de fruição do olhar através da análise de imagens." Conta Renato Acha. "A programação é construída mensalmente e segue a agenda cultural em vigor. Janeiro já tem pauta e na sequência estão programadas grandes mostras, como a retrospectiva de Jean-Michel Basquiat em abril, uma certeza na agenda." Convida Acha.
 
Sobre Renato Acha:
Renato Acha é artista visual, formado pela Universidade de Brasília. Integrou os Programas Educativos do CCBB, Caixa Cultural e FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). Acha foi curador de projetos nacionais em Brasília, como o Movimento HotSpot (Paulo Borges - SPFW), Retrato Brasília (CCBB e Correio Braziliense). Curador-adjunto do Festival de Land Art de Brasília e Brasília 50 Dimensões. Coordenador do Programa Educativo do Prêmio Vera Brant de Arte Contemporânea. Atua como editor do site achabrasilia.com desde 2010.
 
Serviço: "Imagem Contemporânea" com Renato Acha
Data: 17 de fevereiro (sábado) às 14 horas
Local: Museu Banco do Brasil - Acervos do Brasil (CCBB - Setor de Clubes Sul - Trecho 2 - 1o andar)
Investimento: R$ 80,00
Informações e inscrições: achabrasilia@gmail.com e (61) 99326-6390
Classificação indicativa: Livre.
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
evden eve nakliyat evden eve nakliyat fiyatları şehirlerarası evden eve nakliyat