Destaque Atuais
30/01/2019 vix Isto é o que vai acontecer com a lama de Brumadinho nos próximos dias

     Uma cidade pequenininha pode ser o próximo alvo da lama que se arrasta após o rompimento da barragem da Vale na Mina do Córrego Feijão, emBrumadinho, na noite desta terça-feira, 29 de janeiro: São José da Varginha. O município tem 4.198 habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2010.

          A previsão é do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que tem monitorado diariamente a velocidade de deslocamento da mistura de rejeito e água, chamada pluma, no Rio Paraopeba. Há ainda o monitoramento para a chegada desses sedimentos em duas usinas hidrelétricas. Saiba mais sobre o caminho que a lama poderá fazer nos próximos dias.

Lama de Brumadinho se espalha por cidades mineiras

      Em um boletim divulgado na noite de segunda-feira, 28 de janeiro, o Serviço Geológico do Brasil informou que a água turva do Rio Paraopeba alcançará o município de São José da Varginha na terça-feira à noite. De acordo com o documento, a pluma de sedimentos avança a 1km/h.

           São José da Varginha está dentro de um levantamento do Governo do Estado que calcula o número de produtores rurais e das áreas de atividades agropecuárias que poderão ser atingidos pela lama. Dependendo das necessidades, o Governo poderá enviar caminhão-pipa de água e ajudar na remoção dos animais das áreas atingidas.

 

        A Secretaria de Agricultura também trabalha com a possibilidade de solicitar aos bancos uma prorrogação nos prazos de pagamento de créditos rurais pelos produtores das regiões.

 

PEDRO VILELA/GETTY IMAGES
          Entre 5 e 10 de fevereiro, a pluma pode chegar no reservatório da Hidrelétrica de Retiro de Baixo, em Pompéu, que está a 200 quilômetros do local do rompimento da barragem.

Ela está com as operações paralisadas desde a tragédia mas, de acordo com a Agência Brasil, isso não ocasiona grande impacto no sistema elétrico nacional.

Enquanto isso, a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, aguarda relatório da Hidrelétrica para saber a capacidade da usina de suportar os rejeitos para que a água turva não avance até a Hidrelétrica de Três Marias, no município de mesmo nome.

Lama de Brumadinho atingirá Rio São Francisco

 

REPRODUÇÃO/GOOGLE MAPS

 

A Hidrelétrica de Três Marias fica no rio São Francisco, que se encontra cerca de 30km abaixo da barragem de Retiro Baixo, segundo a Agência Nacional das Águas, a ANA. O Rio Paraopeba é um dos principais afluentes do Rio São Francisco

No primeiro boletim divulgado na manhã de segunda-feira, o Serviço Geológico dizia que a água turva chegaria na usina entre os dias 15 e 20 de fevereiro. No segundo boletim, entretanto, foi retirada a menção às datas.

Fotos de Brumadinho

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
Baladas Pepper | Pepper | Editoria Baladas Pepper