Esporte Do DF
01/12/2015 Redação Livro “De toda a Natureza” homenageia Brasília e sua geometria arquitetônica

Reunindo 35 anos de sua trajetória artística, Christina Meirelles traz um belo e comovente registro com 120 pinturas em um e-book gratuito e acessível a deficientes visuais.

Declarando seu amor aos espaços livres e à geometria de Brasília, a pintora Christina Meirelles, que reside na capital desde 1962, e fez parte da geração dos primeiros criadores locais, lança, dia 14/12, a partir das 19h30, no restaurante Carpe Diem, o livro “De toda a natureza”. O livro é uma coleção emocionante de seus trabalhos, desde os anos 70 até a atualidade, que ilustram bem seu processo criador em declarações de amor à arte e também de pertencimento ao território candango. “A construção da cidade funde-se ao meu universo criador em memórias, sonhos e desejos”, relata a artista. O e-book contará com tecnologia assistiva que permitirá a descrição das pinturas para deficientes visuais.

 

 As 120 pinturas registradas no livro demonstram a paixão de Christina pela amplitude da capital, seja de forma direta ou subjetiva. Segundo a pintora, o privilégio de acompanhar os primeiros momentos da cidade a influenciou de maneira irreversível, “e a toda uma geração de candangos também”. Os elementos da paisagem urbana, o horizonte aberto, o céu, as cores vibrantes, as formas retorcidas, além dos animais da paisagem natural do cerrado fomentaram o imaginário da artista.

Versátil em seu fazer artístico, Christina Meirelles transita pela história da arte e vai do naif ao barroco; do naturalismo ao psicodélico. Sua pintura pode ser às vezes ornamental, outras sintéticas; ora terráquea, ora extraterrena. Sua pesquisa pictórica não pode ser incluída em rótulos ou tendências. Em suas obras, a artista imprime uma filosofia e uma estética peculiares de ver, sentir e se expressar.

 

 Acessibilidade - Com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Governo do Distrito Federal, “De toda a natureza” contará com tecnologia assistiva com conteúdo acessível para pessoas com deficiência visual. Para tanto, foram produzidos textos alternativos ou substitutos para as imagens (texto alt). Essa ferramenta enfatiza os aspectos visuais mais importantes e traduz em palavras a essência das imagens, em vez de simplesmente descrever seus elementos formais.

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS