A ilha registrada como um paraíso em fotos no Instagram não tem coleta seletiva de lixo, nem coleta de esgoto em todos os pontos e recebe turistas acima da capacidade. O G1 esteve em Fernando de Noronha para mostrar como a gestão do lixo, um dos problemas ambientais apontados por órgãos como ONU e WWF, é tratada por moradores, visitantes e administradores.
Acima, veja o vídeo com alguns bastidores da reportagem e, abaixo, os destaques publicados na série.
UM LUGAR SEM SELFIES - A ilha ainda não tem coleta seletiva, que deve começar em março de 2019. O lixo chega todo misturado à usina de resíduos, onde é separado e guardado para esperar ser levado para o destino final: Recife. Apenas o vidro e o lixo orgânico são reaproveitados em Noronha.
O G1 visitou a usina para acompanhar como é feito este processo passo a passo.
CAMINHO DO LIXO - Das caçambas de lixo nas ruas da ilha à Recife: mostramos como toneladas de lixo são processadas e só tem seu destino final no continente onde vão para aterros sanitários e indústrias de reciclagem.
LIXO NO MAR - Não é só o lixo produzido em Noronha que é uma ameaça à ilha. Uma quantidade grande de lixo marinho, em especial microplásticos, se acumula na praia do Pontal do Atalaia- ao lado de uma piscina natural. O lixo chega com uma corrente marinha e fica retido na areia, abaixo das pedras que servem como "filtro". Seringas, canudos e até uma escova de dente podem ser vistos por ali.
MAIS TURISTAS QUE O PREVISTO - Fernando de Noronha recebeu mais de 100 mil turistas em 2018, um recorde. O plano de manejo da ilha prevê apenas cerca de 89 mil por ano e por isso biólogos já se preocupam com os impactos desse crescimento no meio-ambiente da região.
"Se continuar no ritmo de crescimento que está, a gente vai transformar isso aqui em qualquer outra praia, em qualquer lugar”, disse Silmara Erthal, do ICMBio.
EXPECTATIVA x REALIDADE - Para "noronhar-se" é necessário planejamento e turistas mais desavisados podem se frustrar durante uma visita. Além de duas taxas diferentes, é preciso agendamento para visitar algumas atrações, como as piscinas naturais que têm limitação de pessoas por dia.
ROTEIRO DE VISITAÇÃO - Mesmo com regras de visitação, Noronha é linda e vale cada momento da viagem. Juntamos algumas dicas do que fazer para aproveitar o melhor que a ilha tem para oferecer:
MUNDO CONTRA OS PLÁSTICOS - Pelo mundo, diversas iniciativas de sucesso mostram caminhos no combate ao lixo:
COMPOSTAGEM: O PODER DAS MINHOCAS - Em um video com tutorial, o G1 mostra como transformar o lixo orgânico em adubo. Pode ser mais fácil do que você imagina:
MINIGUIA - SUA PARTE NO DESAFIO - Como colocar em prática? O que é essencial para mudar a forma como lidamos com o lixo plástico? Confira:
Veja também:
Turistas posam em frente ao Dois Irmãos, um dos cartões-postais de Fernando de Noronha — Foto: Fábio Tito/G1