Destaque Curiosidades
03/06/2017 Redação Mais de quatro milhões de brasileiros trabalham em esquema de home office, aponta estudo do IBGE Coach Isis Moreira fala sobre como não perder o foco no teletrabalho
Foto: reprodução/internet

O IBGE divulgou que mais de quatro milhões de brasileiros trabalham no esquema de home office, ou seja, em casa. A maioria dessas pessoas atua na condição de autônomos ou de profissionais liberais. Ainda não regulamentação específica sobre o home office, mas segundo a proposta de Reforma Trabalhista, em tramitação no Senado, o ‘teletrabalho’ deverá constar no contrato individual de trabalho, que também precisa especificar quais as atividades serão realizadas pelo funcionário.

A coach e especialista em desenvolvimento humano, Isis Moreira, diz que o aumento do número de pessoas que trabalham em casa foi possível principalmente graças a internet. Empreendedores, digitais ou não, segundo ela, estão optando cada vez mais pelo home office.

“Trabalhar em casa é o sonho de muita gente. Mas vale destacar que para manter a produtividade são necessários foco e disciplina. Muitas pessoas têm dificuldade de conciliar as tarefas cotidianas, como arrumar a casa, levar o filhos na escola, com as atividades do trabalho. Se não estiver tudo bem organizado, vira uma bagunça”, afirma a especialista.

Isis Moreira diz que para o profissional ter bom rendimento no home office deve, por exemplo, definir bem os horários de trabalhar e descansar.

“Nada de trabalhar na cama ou no sofá. Se for possível, separe um cômodo da casa para ser seu escritório. Se você é um empreendedor que precisa receber clientes no home office, aconselho que monte um escritório ou reserve uma sala só para essas atividades, sem vínculo com o restante da casa”, recomenda Isis.

A especialista recomenda que o profissional monte o expediente de trabalho, como se fosse realmente um escritório com hora para abrir e fechar. Ele também deve planejar o que tem que fazer diariamente, quais são as metas, obrigações e prazos. 

“Ficar de pijama o dia inteiro nem pensar. Tomar um banho e se arrumar ajuda o seu cérebro a entender que agora é hora de trabalhar. Sem contar que você ficará muito mais disposto e criativo. É importante ainda não descuidar da saúde. Faça pausas para alimentação”, conclui a coach.

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS