Gastronomia Receitas do Mês
29/06/2016 Armando Barros Meu peixe, meu Ceviche

Nosso País tem mais de 7.300 km de litoral, indo da foz do rio Oiapoque ao norte, até o arroio Chuí ao sul. Além de inúmeros rios, riachos, lagos, lagoas etc. Ou seja, sempre há a possibilidade de termos um peixe fresco próximo de onde estamos. E por que não exercitarmos uma receita fácil, simples, chique, contemporânea e que nem de fogo precisa?

            Ceviche, cebiche, seviche, sebiche, as diferentes grafias foram possibilitadas pela pronúncia, que é a mesma. A origem do ceviche, a grande maioria credita ao Peru, mas muitos discordam pelo simples fato que o Ceviche surgiu antes do próprio Peru. De qualquer forma existem evidências que os Ceviches tenham sido criados, com a chegada dos espanhóis, no século XVI, foram eles que trouxeram em seus navios o limão e a laranja azeda, assim como a cebola.O Ceviche é tão importante para o Peru, que tem gente que acha que é um presente divino concedido ao país.

            Aqui no Brasil, os peixes favoritos para se fazerceviche são robalo, linguado, atum, saintpeter (tilápia), salmão e camarão. O segredo é o peixe estar fresco. Outro detalhe é o “Leche de Tigre”, onde desnaturamos o peixe. Sim, o processo é desnaturação em meio ácido, muitos acham que cozinhamos o peixe. Leite porque fica esbranquiçado e “de tigre” porque muitos acreditam dar força do felino para quem o consome.

            Já que sabemos um pouco mais sobre este prato porque não praticarmos um pouco. Então vamos cozinhar um pouquinho...

 

Modo de preparo

- Limpe o filé e corte em cubos. Deixe na geladeira;

- Corte a cebola ao meio e depois em lua. Coloque as fatias da cebola em um bowl(vasilha) com água e gelo. Deste modo, as fatias ficarão crocantes;

- Corte a pimenta em cubinhos desprezando as sementes e as nervuras;

- Faça o hondashi conforme as instruções do envelope. É opcional. Só utilizaremos uns 150 ml do caldo;

- Pique o coentro finamente;

-Misture os líquidos com a pimenta e a fatias de cebola. Adicione o peixe e o coentro. Misture tudo;

- Corrija o sal e sirva em potinhos individuais guarnecidos com um pedaço do mini-milho e por cima algumas fatias de gengibre.

Inté.

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
Vertical Veículos | Vertical Veículos | Vertical Veículos