Cultura Diversão e Arte
26/03/2018 Redação Mostra de cinema exibe curtas para moradores de rua em Brasília 'Cine Rua' ocorre dentro do Museu da República. Produzidos na capital, filmes têm temática lúdica.

uando o teto sobre a cabeça são as estrelas, entrar em uma sala de cinema pode parecer um sonho. Para quem falta comida, água e colchão, o acesso às artes pode estar quase tão distante quanto a Lua. Pensando nisso, um cineasta do Distrito Federal criou uma mostra exclusiva para dar uma volta com moradores de rua no universo do cinema.

O “Cine Rua”, como se tivesse vindo de outro planeta, desembarca nesta segunda-feira (26) no monumento que tem cara de disco voador: o Museu Nacional da República. A mostra vai exibir seis curtas-metragens gravados e produzidos na capital com temática livre e lúdica.

 
Porta-vozes da Revista Traços, ex-moradores de rua, reunidos na praça em frente à Biblioteca Nacional de Brasília (Foto: Thaís Mallon/Revista Traços/Divulgação)

Porta-vozes da Revista Traços, ex-moradores de rua, reunidos na praça em frente à Biblioteca Nacional de Brasília (Foto: Thaís Mallon/Revista Traços/Divulgação)

O evento começa às 13h com uma confraternização com cachorro-quente, pipoca, sucos e frutas. A sessão de cinema vai das 15h às 17h – o espaço tem capacidade para receber até cem pessoas.

 

Arte transformadora

 

O "Cine Rua" surgiu da convicção de que a arte é potencialmente transformadora se usada como instrumento de informação, pensamento e crítica.

Para o cineasta Januário Jr., que idealizou o projeto com a parceria da Revista Traços, facilitar o acesso à cultura é uma forma de encurtar o abismo da desigualdade social e de abrir caminho para a libertação.

 

Por: G1

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS