Destaque Pepper Brasília
02/04/2019 Mostra do Filme Livre abre inscrições para curso gratuito sobre o cinema experimental de Pernambuco na década de 70 # Curso tem duração de 12 horas e apresenta um panorama da produção em super-8 em Pernambuco e a preservação dessas obras
"# As inscrições são gratuitas e começam nesta quarta-feira, 3 de abril#"

A 18ª edição da Mostra do Filme Livre, maior mostra de cinema independente do Brasil, está de volta e, como já é tradição, além das exibições do melhor do cinema alternativo, promoverá diversas atividades paralelas. Entre os dias 16 e 18 de abril acontece o curso O cinema nas margens: o super-8 de Pernambuco nos anos 1970, ministrada por Paulo Cunha e Ana Farache. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir de 3 de abril pelo site mostradofilmelivre.com.

O curso vai abordar, de forma livre, a produção de cinema experimental em Pernambuco entre 1973 e 1984. Nesse período, foram produzidos mais de duzentos curtas por um grupo de cineastas que propuseram uma nova leitura do cinema no Brasil. A ideia é apresentar filmes de cineastas como Geneton Moraes Neto, Amin Stepple, Ivan Cordeiro, Fernando Spencer e Jomard Muniz de Brito para tentar compreender a extensão dessa produção alternativa.

Serão três encontros com duração de quatro horas cada. No primeiro, será discutido o início da produção em super-8 no Recife, em 1973, e as duas principais vertentes da produção: o documentário e o experimental. No segundo dia, serão apresentadas obras específicas e significativas dos realizadores. Finalmente, no terceiro dia, o foco será o esforço de preservação desse material empreendido pela Cinemateca Pernambucana.

SERVIÇO:

Curso O cinema nas margens: o super-8 de Pernambuco nos anos 1970

De 16 a 18 de abril, terça a quinta, das 14h às 18h.

Local: Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília

Inscrições gratuitas pelo site mostradofilmelivre.com

 

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
Baladas Pepper | Pepper | Editoria Baladas Pepper