Destaque Atuais
15/03/2017 Redação Não foi no Brasil! Rinoceronte é morto em zoológico e tem chifre roubado
Redação
Foto: ARTHUS BOUTIN / Divulgação zoológico de Thoiry

PARIS — Um rinoceronte branco foi morto na noite da última segunda-feira, no zoológico de Thoiry, em Paris, por homens armados que roubaram seu maior chifre, segundo informaram à AFP a polícia local e o zoológico.

"Os cuidadores deixaram o recinto dos rinocerontes na segunda-feira, aproximadamente às 13h (horário de Brasília) e voltaram na terça-feira de manhã. Durante a noite, um animal foi morto e seus dois chifres, retirados. Apenas levaram o seu chifre principal", indicou à AFP um porta-voz da Polícia.

Os investigadores acreditam que o chifre retirado tem um valor de mercado que varia entre "30 mil a 40 mil euros". O animal abatido se chamava "Vince" e era um jovem macho de quatro anos, que chegou a Thoiry em março de 2015, vindo da Holanda. Ele pertencia à subespécie dos rinocerontes brancos do sul, "extremamente ameaçada", de acordo com o parque.

Os autores do delito teriam usado uma motosserra para cortar o chifre do animal, indicou o zoológico. O segundo chifre do rinocerante foi cerrado parcialmente, mas não foi levado, o que para os funcionários do zoológico pode significar que os ladrões foram surpreendidos no meio do ação ou tiveram problemas com o equipamento.

De acordo com o zoológico, o ato ocorreu mesmo com a presença de cinco membros que vivem dentro do zoológico e de câmeras de vigilância, apesar do local do ocorrido não possuir gravações em vídeo. Os ladrões forçaram uma das grades externas do parque, e arrombaram vários portões até conseguirem entrar no recinto dos rinocerontes brancos.

Os outros dois rinocerontes brancos de Thoiry, "Gracie", de 37 anos, e "Bruno", de cinco anos, não sofreram nenhum dano.

Diversas propriedades médicas são atribuídas aos chifres de rinocerontes, especialmente em certos países asiáticos, o que os torna objetos de tráfico internacional. Segundo a administração de Thoiry, essa pode ser a primeira vez que um rinoceronte morre em um zoológico em consequência de um ataque.

 

Via: EXTRA

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS