Lifestyle Games e Séries
01/08/2017 Redação Nova pesquisa aponta que “13 Reasons Why” aumentou buscas online por suicídio
Redação

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (31) apontou que o fenômeno “13 Reasons Why”, da Netflix, desencadeou um aumento nas buscas online por suicídio. Os dados foram divulgados pelo instituto JAMA Internal Medicine que avaliou as buscas no Google no período entre 31 de março deste ano, data que em a série foi lançada, e 18 de abril.

Os pesquisadores descobriram que, durante quase três semanas depois, havia pelo menos 900 mil a mais do que o esperado de buscas no Google sobre suicídio, o que representa um aumento de 19%. O estudo se baseou na ferramenta Google Trends e no histórico de buscas no site. Termos como “métodos de suicídio” e “prevenção ao suicídio” estavam entre os mais pesquisados.

Apesar de não não deixar claro se alguma consulta precedeu uma tentativa real de suicídio, o estudo aponta que: essa tendência está correlacionada com números reais de pessoas que tiraram suas próprias vidas; a cobertura da mídia coincide com o aumento das tentativas de suicídio e as buscas por métodos de suicídio aumentaram após a liberação da série.

13-reasons-why-243c423

Katherine Langford é Hannah, uma garota que sofre bullying na escola, tira a própria vida e deixa fitas gravadas com os motivos que a levaram a fazer isso.

Os pesquisadores também argumentam que os produtores poderiam ter feito mais para enfatizar a prevenção do suicídio, incluindo listagem de recursos de onde encontrar ajuda antes e depois de cada episódio. Muitos especialistas em saúde mental acusaram a série de “romantizar o suicídio” e muitas escolas dos EUA enviaram cartas de advertência aos pais, alertando sobre a série.

Em declaração divulgada à imprensa, a Netflix respondeu: “Nós sempre acreditamos que este programa aumentaria a discussão em torno deste assunto difícil. Este é um estudo interessante e quase experimental que confirma isso. Estamos ansiosos por mais pesquisas e considerando tudo o que aprendemos com coração, à medida que nos preparamos para a 2ª temporada“.

Polêmico, né?! E vocês, o que acham sobre isso?

 

Via: Hugo Gloss

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS