Lifestyle Bem Estar
00/00/0000 O que você não sabe sobre o Bolo de Chocolate
Foto Reprodução
Foto Reprodução

Quem não ama aquele tradicional bolo de chocolate, com uma cobertura extra de cacau? Todos nós amamos. Mas o que ninguém sabe é que esse prato incrível pode ser prejudicial a saúde. Quer saber o por quê? Entenda:

Ingredientes vilões do bolo de chocolate:

Farinha branca
A farinha de trigo refinada engorda e traz riscos de obesidade, compulsão alimentar, diabetes e doenças crônicas, além de prejudicar o funcionamento do intestino. É um ingrediente pobre em nutrientes e de alto índice glicêmico. Tem ação semelhante ao açúcar no organismo, aumentando a taxa de glicose no sangue e, por isso, o consumo em excesso está associado ao aumento de triglicérides e incidência de diabetes, obesidade e doenças crônicas.

Leite integral
Também não é recomendado para quem tem colesterol alto, já que tem 3% de gordura e mais da metade dela é saturada - ruim para as artérias. Gordura em excesso pode ser prejudicial, mas quando ingerida com moderação ajuda a absorver nutrientes do leite, como a vitamina D.

Açúcar refinado
É possível relacionar a universalização do consumo do açúcar com o aumento na incidência das doenças mais comuns da atualidade, como câncer, obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares. Para ficar mais branco e soltinho, o açúcar extraído da natureza é submetido ao refino, que utiliza inúmeros produtos químicos. Nesse processo, as fibras, os sais minerais, proteínas e demais nutrientes são eliminados, resultando em um produto químico cheio de calorias vazias. O consumo do açúcar refinado ainda produz um estado de superacidez que desmineraliza o nosso organismo, levando à carência de cálcio, magnésio, zinco, cobre e selênio.

Manteiga ou margarina
A manteiga é fabricada com creme de leite, um poço de gordura saturada e colesterol. Já a margarina passa por um processo onde recebe moléculas de hidrogênio sob alta pressão para ficar mais firme e durável. Por causa disso, passa a conter gorduras trans, tão prejudiciais ao coração quanto as saturadas. Além de elevar o colesterol ruim (LDL) e diminuir o bom (HDL), o excesso de gorduras trans pode causar inflamações nas paredes das células.

Achocolatado
Produtos que conhecidos como “achocolatados em pó” têm adição de açúcar dez vezes maior do que a de cacau. Para se ter ideia, 75% dos componentes de uma embalagem do achocolatado mais famoso do mercado são açúcares, na segunda marca mais famosa, o percentual chega a 90%. No primeiro caso, a cada 20g (2 colheres), 15g são de açúcar. E no segundo, a cada 20g, 18g são de açúcar.

Fermento
No fermento químico, as bolhas de gás carbônico (ou dióxido de carbono) que fazem a massa crescer são obtidas através das reações do bicarbonato de sódio com algum ácido. Na fabricação do fermento em pó, o bicarbonato é misturado a substâncias que se tornam ácidas ao entrar em contato com líquidos ou quando são aquecidas. O pó já começa a reagir na hora de bater o bolo. Quando utilizado em doses excessivas, o bicarbonato de sódio pode provocar edemas em pacientes que tenham predisposição à retenção de líquidos. Náusea e vômitos também são sintomas comuns. Pode ocorrer também a diminuição da urina e da absorção dos anticoagulantes.

Via Bolsa de Mulher

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
AR YAPUANA | AR YAPUANA | Fármacia de Manipulação Gislaine | Pizza Á Bessa |