Destaque Pepper Brasília
04/03/2017 Redação Parque da Cidade transforma-se em “Parque da Alegria” no domingo pós-Carnaval # Dia 5 de março. Acesso livre mediante cadastro no site da produção do evento
Redação

# 12 horas ininterruptas de programação cultural em homenagem à festa brasileira em suas diferentes expressões

# Espaços de arte resgatam a história do Carnaval por meio de diversas expressões como as artes visuais, a literatura e a música

# Dia 5 de março. Acesso livre mediante cadastro no site da produção do evento 

A folia do Carnaval não vai terminar na Quarta-feira de Cinzas esse ano, em Brasília. O projeto Parque da Alegria, realizado pela Verri & Verri Produções com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal e patrocínio da Claro, vai esticar a programação carnavalesca da Capital com doze horas ininterruptas de programação cultural gratuita, no domingo 5 de março. Artes visuais, oficinas, bailinho e atividades para a criançada, blocos de carnaval, muita música e animação. Adora Roda, Dhi Ribeiro, Renata Jambeiro, bateria da ARUC, Bloco da Preta (Preta Gil) e muito mais vão embalar os foliões na Praça das Fontes, do Parque da Cidade, das 9h às 23h.

Para ter acesso ao evento é preciso realizar um cadastro no site verrieverri.com.br, a partir do dia 1º de março, e retirar o voucher gratuito.

Mas o projeto não traz apenas a alegria contagiante das ruas para o Parque da Cidade. Ele é também um resgate histórico da festa popular que conquista amantes em todo o mundo.  “ O carnaval brasileiro agrega matizes de diferentes culturas que se integraram ao longo dos tempos originando suas expressões.  É nesse clima multicultural que o Parque da Alegria homenageia esse ilustre e complexo patrimônio cultural brasileiro”, explica Moema Faria, produtora executiva, idealizadora do projeto.

Durante o Parque da Alegria, o público vai poder imergir nesse universo no espaço “Alegria do Carnaval”, construído para abrigar a instalação visual composta por fotografias que contam os 55 anos da ARUC, painel artístico do premiado Rodrigo Mafra e mostra do mestre bonequeiro Airton Maciano da Silva, do Gama/DF, responsável pelos bonecos do Galinho de Brasília. No mesmo espaço, será realizada tarde de autógrafos do livro “Alegria do Carnaval”, que conta a história do Carnaval no Brasil e em Brasília. A obra é assinada por Ennio Moretti e Rafael Falleiros, do coletivo “Chovendo Cartas”.

A criançada tem no espaço “Pequenos Brincantes” programação pensada especialmente para elas. A folia começa às 11h, com a Fanfarra de Palhaças, comandada pela palhaça Matusquela. “Era uma vez o Carnaval”, traz contação de histórias alusivas à festa e o “Cores da Alegria” abre espaço para os pequenos artistas pintarem ilustrações de Rodrigo Mafra, que depois serão utilizadas na decoração do espaço. E para gastar toda a energia, bailinho infantil às 16h. Atividades para todas as faixas etárias e com acesso livre.

No Palco Redondo, a partir das 11h, revezam-se atrações musicais. Axé com o grupo Fura Olho, sambinha com Thales Jr e grande roda de samba com Adora Roda e Dhi Ribeiro.  As percussionistas do Batalá encerram a programação desse espaço às 16h.

A sambista Renata Jambeiro e a bateria da ARUC abrem a “Passarela da Alegria”, às 16h30. Depois, revezam-se o Bloco Eduardo e Mônica, que leva o rock para o carnaval brasiliense, o concorrido Bloco da Preta (Preta Gil) e o bloco carnavalesco Santo Pecado até às 23h. 

  Acessibilidade e sustentabilidade

O Parque da Alegria foi concebido para dar amplo acesso a todas as pessoas. E o cuidado com necessidades especiais foi ponto alto no projeto.

Mapa e sinalização braile no evento, intérpretes de libras e até sala sensorial para autistas, projetada com consultoria da “Sinfonia Diferente”, que desenvolve trabalho lindo com esse público, há alguns anos.

O Parque da Alegria também firmou parceria com a Cooperativa Acobraz (Brazlândia) para a retirada e reciclagem de resíduos do evento. O público contará com lixeiras seletivas em vários pontos facilitando o direcionamento dos materiais. 

PROGRAMAÇÃO PARQUE DA ALEGRIA

11h – DJ Jonnes Veloso

11h às 23h – Exposição Alegria do Carnaval

11h às 12h - Fanfarra de Palhaços

12h às 12h40 - Era uma vez o Carnaval l

11h às 18h - Cores da Alegria

13h às 13h40 - Era uma vez o Carnaval ll

11h às 18h - Cores da Alegria

11h às 12h – Aulão + Show Fura Olho

12h às 13h30 – Thales Jr.

13h30 às 14h – DJ Jonnes

14h às 15h30 – Adora Roda  + Dhi Ribeiro

15h30 às 16h30 - Batalá

16h30 às 17h30 – Renata Jambeiro + Bateria da Aruc

17h30 às 18h – DJ Jonnes

18h às 19h – Bloco Eduardo e Mônica

19h às 19h30 – DJ Mateus

19h30 às 21h – Bloco da Preta

21h às 21h40 – DJ A + Percussão

21h40 às 22h40 – Santo Pecado

22h40 às 23h – DJ Matheus

Serviço

Parque da Alegria

Domingo, 5 de março, das 9h às 23h

Praça das Fontes – Parque da Cidade

Acesso livre mediante cadastro no site verrieverri.com.br

Informações: 61 996205421

Site: http://parquedaalegriabsb.com.br/

Instagram: www.instagram.com/parquedaalegriabsb/

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS