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15/03/2016 Redação Mídia e Conexão Páscoa recheada e os cuidados com a pele e corpo

A páscoa está chegando e muitas dúvidas vem com ela quando o assunto é chocolate. Vários mitos permeiam a cabeça de quem não consegue viver sem a delícia e a dúvida sempre acaba no mesmo lugar: chocolate, vilão ou herói para a saúde? Para isso, o nutricionista Clayton Camargos e a dermatologista Cristina Salaro esclarecem as dúvidas e desmistificam as lendas que existem acerca deste assunto.

 

Quanto mais amargo o chocolate, mais benefícios?

Verdade. Quanto mais amargo o chocolate, ou seja, quanto maior a porcentagem de cacau, maiores os benefícios nutricionais. “O chocolate ao leite traz em sua composição mais gordura saturada e açúcar, ficando com apenas 16% de cacau. Já o chocolate acima de 50% de cacau, tem menos açúcares e gorduras saturadas, fatores de risco para obesidade e doenças cardiovasculares”.

O chocolate acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer?

Verdade. O chocolate com mais de 50% de cacau é rico em gorduras mono insaturadas que ajudam no emagrecimento e na vontade de consumir doces refinados. “Mas devemos destacar a importância de ser adquirido hábitos alimentares saudáveis, não será apenas o chocolate que fará milagres. E, se não houver uma orientação nutricional, podem gerar um efeito contrário”, afirma.

Comer chocolate diariamente acelera o envelhecimento?

Mito. O que ocorre é exatamente o contrário. O cacau possui flavonóides, potentes antioxidantes que junto com as epicatequinas diminuem o estresse oxidativo, radicais livres produzidos em grandes quantidades por nós, deixando a pele mais saudável e retardando seu envelhecimento.

O chocolate pode ajudar a reduzir a pressão arterial?

Verdade. O chocolate com mais de 50% de cacau ajuda na melhora da função endotelial, diminui a adesão plaquetária e, consequentemente reduz da pressão arterial. A recomendação da nutricionista é de 40 gramas por dia.

O chocolate faz mal para a pele e causa espinhas?

Mito.? Não há nenhuma comprovação científica sobre essa relação. “Pelo contrário, pequenas porções por dia melhoram a estrutura da pele o fluxo sanguíneo. Mas o mais importante é saber a hora de parar, afinal, tudo que é ingerido em grande quantidade não faz bem e um dos maiores vilões da acne são as desordens hormonais”, ressalta.

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