Cultura Lazer
11/10/2017 Redação PICNIK 28ª edição Em 12 de outubro, o PicniK chega à 28ª edição com programação variada no Parque da Cidade: música, gastronomia, jogos, palestras, atividades sobre ecologia e bem-estar e, claro, opções para as crianças

Evento múltiplo que valoriza a economia criativa local com um mercadinho de produtos alternativos, música, feira gastronômica, workshops, programação infantil, atividades saudáveis e de bem-estar, o PicniK chega em 12 de outubro (quinta-feira) à 28ª edição e, na ocasião, convida o brasiliense para celebrar o Dia das Crianças a céu aberto, junto à natureza, no Parque da Cidade – local que, em outubro de 2017, comemora 39 anos de inauguração e duas décadas da instituição de seu atual nome: Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek. 

Plantar sementes para um futuro mais saudável e equilibrado é uma das propostas do projeto. Com isso em vista, o PicniK programou um farto cardápio de atividades envolvendo pais e filhos. As famílias com crianças pequenas encontram um receptivo no Espaço Marandubinha, área onde psicopedagogas promovem um primeiro contato divertido com a literatura, por meio de contação de histórias, brincadeiras e jogos. No Espaço Mini-Arena, a Cia Mapati apresenta três espetáculos para entreter a tarde no Parque. Espalhadas pelos bosques, as famílias podem se deparar com brinquedos infláveis, pula-pula, oficina de perna-de-pau, de bolhas de sabão... E ainda uma área reservada, onde a Pedro Paulino Desenvolvimento Infantil oferece oficinas, brinquedoteca e monitores especializados para os pais mais “descolados” poderem deixar seus filhos se divertindo em segurança. 

E a programação não para por aí: o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB) assume a coordenação das Áreas Zen e de Cura do PicniK, promovendo aulão de yoga, chi kun (arte marcial chinesa) e de meditação para pais e filhos, oficina de argila, além de reiki, massagens e auriculoterapia. Todas as atividades aceitam contribuições para colaborar com a campanha de crowndfunging “Ampliando a Vila Verde”, escola localizada em Alto Paraíso (GO) que apresenta abordagens pedagógicas alternativas e inovadoras e é mantida pelo Instituto Caminhos do Meio com o suporte do CEBB. Além de ceder espaço para divulgação dessa ação, toda renda arrecadada com a campanha #1copoamenos, que visa diminuir a emissão de descartáveis dentro do evento, é integralmente direcionada para a expansão da escola. 

Na plataforma musical, o evento estreia nesta edição uma parceria com o festival Móveis Convida, idealizado e executado pelos integrantes da banda brasiliense Móveis Coloniais de Acaju (atualmente em recesso), responsáveis pela seleção das atrações do palco. O PicniK contará também com a Pista de Dança Claro Música, com seleção passeando por soul, jazz, groove, eletrônica, house e afins, trazendo para a cidade o renomado DJ paulista Tahira. 

A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 7º Distrito Naval, participa do evento com a Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, com apresentações às 14h30 e às 15h10, interpretando repertório eclético. O público também vai conferir oficinas de nós e voltas e exposições sobre a Amazônia Azul, o Brasil na Antártica e Como Ingressar na Marinha, além de maquetes de embarcações militares e de estações científicas, painéis, banners, totens, réplicas de animais, vestimentas usadas na Antártica e uma moto-neve que utilizada na Estação Antártica Comandante Ferraz, além de uma viatura operativa Marruá e uma moto Harley-Davidson, usada para escoltar autoridade. 

Realizado desde 2012, o PicniK tornou-se um dos mais queridos eventos de Brasília por conta de sua proposta agregadora e democrática. Gratuito e itinerante, o projeto privilegia a ocupação de áreas públicas muitas vezes desconhecidos pelos moradores da cidade, como o Calçadão da Asa Norte e a Praça dos Cristais. Ao longo de sua trajetória, o evento contou com a participação de mais 2 mil empreendedores criativos, gerou mais de 5 mil empregos e soma mais de 300 horas de programação, com um público circulante estimado em mais de 300 mil pessoas. Além disso, recebeu dezenas de artistas, bandas e DJs, brasileiros e estrangeiros, posicionando Brasília como um forte polo de cultura alternativa no país. 

Confira a programação: 

MERCADINHO ARTE, MODA e DESIGN

Mais de 150 expositores de arte, moda, decoração, plantinhas, produtos orgânicos etc. mostrando o lindo rosto da economia criativa candanga! 

PRAÇA de ALIMENTAÇÃO

Chefs renomados e jovens talentos comprovando a diversidade, qualidade e riqueza da gastronomia brasiliense. 

ÁREA VEGANA

Quitutes saborosos para recompor energia de maneira saudável. Pavilhão organizado em parceria com a FALA – Frente de Ações pela Libertação Animal. 

JOGA BRASÍLIA Ed. PRIMAVERA*

Passatempos de tabuleiros, cartas, miniaturas e RPGs. 

ESPAÇO SEMÂNTICAS*

Discussões e novas ideias a respeito de temas que passam por grandes evoluções na atualidade.

15h: Muito além do quadro negro – Diferentes formas de aprender, com André Aquere, Juno Rocha e Wayner de Carvalho.

17h: Novas tecnologias e gamificação da aprendizagem, com Edson Henrique, Nathalia Kelday e Bruno Duarte. 

ESPAÇO KIDS

Deixe a diversão do seu filho por nossa conta! Aproveite seu PicniK com tranquilidade sabendo que seu pequeno estará se divertindo em total segurança. Em uma área reservada, a Pedro Paulino Desenvolvimento Infantil estará oferecendo oficinas, brinquedoteca e monitores especializados para que seu filho (e você!) tenha uma experiência incrível! 

ESPAÇO MARANDUBINHA*

Área dedicada a recepção de famílias com crianças pequenas dentro do PicniK, mediação de Dayla Duarte e Adriana Bertolucci.

13h e 17h: roda de leitura para crianças

14h e 15h: roda de leitura especial bebês

16h: roda de conversa entre mães 

ESPAÇO MINI-ARENA

14h as 18h30: Firulas, performances e espetáculos com o incrível e sortido Mapati Ludicidade, Projeto Brasília Cênica, com apoio da Secretaria de Cultura do GDF. 

ESPAÇO ZEN*

Oxigênio para sua existência!

14h: Oficina de argila para crianças, por Julia Filardi

15h: Meditação para crianças, por Gabriella Bentes

16h: Chi Kun, por Daniela (Escola Vila Verde)

17h: Yoga para pais e filhos, por Andrea Hughes 

ÁREA DE CURA

Entregue sua alma, corpo e mente para nossos terapeutas de Reiki, por SAV; massagens e auriculoterapia por CEBB. 

AMPLIANDO A VILA VERDE

Nesta edição, toda renda arrecadada com a campanha #1copoamenos, onde você compra um copo colecionável e reduz a emissão de descartáveis no #PicniKBsB, vai ser integralmente direcionada para a campanha de expansão da Escola Vila Verde de Alto Paraíso-GO, que apresenta abordagens pedagógicas alternativas e inovadoras e é mantida pelo Instituto Caminhos do Meio e apoiada pelo CEBB. Mais infos:www.catarse.me/escolavilaverde 

CLARO MÚSICA NO PICNIK!

Muito groove e alto astral com o renomado DJ paulista Tahira e o internacional produtor candango Kurup, além dos residentes Julia Hormann e The Miguelitos e amigos. 

FESTIVAL MÓVEIS CONVIDA [novidade]

Os shows autorais desta edição ficam por conta deste tradicional projeto, conduzido por integrantes da banda Móveis Coloniais de Acaju. No line-up, bandas com sonoridades que passam por indie, MBP, stoner e psicodelia. Fechando a noite, uma dobradinha com os quartetos Darshan + Toro.

13h30: Augusta

14h30: Katze Soundz (PR)

15h30: Tiju

16h30: Rieg (PB)

18h: Astralpane (BA)

19h30: Cora (PR)

20h30 Darshan + Toro 

MARINHA DO BRASIL*

Exposição com maquetes, veículos, vestimentas, réplicas de animais, oficinas de nós, entre outras ações oferecidas pela Marinha do Brasil por intermédio do Comando do 7º Distrito Naval. Às 14h30 e às 15h10, apresentação da Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília interpretando repertório eclético. 

ESPAÇO VERDEJANDO*

Promovido pela Rede Globo, será a base para o público ter contato com ações socioambientais dentro do PicniK. Nele, serão distribuídas mudas nativas do cerrado (em parceria com a Novacap). 

ESPAÇO ACESSIBILIDADE*

Teremos logo na entrada do evento um receptivo especial para portadores de deficiência auditiva e locomotora: serão disponibilizadas facilitadores e visitas guiadas pelo evento. 

REST MY BIKE*

Vir de carro não está com nada, style mesmo é vir de bicicleta! Para facilitar a vida de nossos ciclistas, teremos um guarda-bikes gratuito dentro do evento, com possibilidade de realizar também pequenos serviços de manutenção. 

ACONTECE PICNIK*

Encontro voltado para capacitação dos agentes que fazem parte da rede de economia criativa local. Será realizado antes do evento, data e programação a confirmar. Vagas limitadas, inscrições pelo e-mail:atividades.picnik@gmail.com 

* Atividades gratuitas 

PicniK *Dia das Crianças*

Arte – Moda – Música – Dia – Bazar – Festa – Sorrisos – Comidinhas – De graça 

12 de outubro de 2017 (quinta-feira)

Local: Parque da Cidade – Estacionamento 4 (em frente ao Gibão)

Horário: das 13h às 22h

Acesso gratuito

Classificação indicativa livre 

Para participar como expositor: picnik.art.br/expositor

Para participar das atividades: atividades.picnik@gmail.com

Informações: www.facebook.com/PicnikNoCalcadao

Telefone: (61) 99823-7007 

Por uma Bras.ilha diferente! Compartilhe essa ideia! 

Parceiros/Apoio: Cultura FM 100,9MHz, Faquini Fotografia, NTCA, Secretaria de Trabalho e Subsecretaria de Turismo do GDF

Bebida Oficial: Coca-Cola

Patrocínio: NET Claro 

Fotos de edições anteriores:

www.facebook.com/PicnikNoCalcadao/photos_albums 

Vídeo da última edição no dia das crianças: www.youtube.com/watch?v=rHuMoMCO9IQ

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS