Cultura Agenda
02/12/2016 Pedro Brandt PicNik na Praça dos Cristais
Pedro Brandt
Pedro Brandt

Com a intenção de despertar o interesse da população brasiliense para espaços privilegiados e às vezes esquecidos de nossa cidade, a última edição de 2016 do PicniK será realizada num local muito especial: a Praça dos Cristais, também conhecida por Praça Duque de Caxias, no Setor Militar Urbano (SMU), cartão postal de nossa capital famoso por sua beleza e tradição.

No horizonte, a população brasiliense pode esperar por um dia divertido, leve e colorido, vivenciando experiências que já são uma nova tradição local. O famoso MERCADINHO ALTERNATIVO, um dos principais destaques do PicniK, estará preparado para o clima festivo de fim de ano, recheado de opções originais e candangas para presentear a família, amigos ocultos e casais apaixonados. É com esse clima de feirinha-cool-despojada e inovadora (mix com talentos de arte, moda, artesanato, fotografia, decoração, design e gastronomia, etc.) que caminhos alternativos de nossa cidade se mostram pulsantes, fortes e originais!

Para reforçar a bela vitrine onde a moda autoral candanga comprova que pode oferecer roupas com qualidade e estilo inigualáveis, o evento apresentará pela primeira vez o PICNIK FASHION SHOW, uma passarela com desfile de looks compostos em sistema coletivo pelos participantes do evento, com destaque para o que há de tendência para o verão 2017. Serão apresentados cerca de 30 looks montados por Fernando Lackman, novo diretor criativo da área de moda do PicniK, junto com sua equipe de stylists. “O desfile é uma atividade que pretende estar presente no PicniK a partir desta edição e que ganhará corpo e amplo destaque nas próximas”, adianta Fernando.

A proposta é mostrar aos frequentadores as possibilidades de combinações e montagens de looks completos para quem vai curtir férias ou pretende festejar a virada de ano com estilo exclusivo. A partir do que for visto na passarela, o público poderá se dirigir aos espaços das marcas e adquirir os produtos. Criamos assim a cultura do “SEE NOW, BUY NOW”, que tem sido visto em todo o mundo como forma de difundir as tendências de maneira que, tão logo elas sejam vistas, já estejam à disposição para aquisição.

O pavilhão dedicado às produções de artistas envolvidos com fanzines, gravuras, revistas, lambe-lambes, adesivos, ilustrações e impressos em geral retorna ao bazar sob assinatura BANCA SEM PAREDE, desenvolvido em conjunto com o Incoerente Coletivo.

Abraçando o mote da SEMANA ANTICORRUPÇÃO, campanha internacional fomentada pela ONU, o PicniK coloca sua plataforma como provocadora de discussões e atividades ligados ao tema, sendo o grand finale das ações que se darão, aqui no DF, durante a semana de 4 a 9 de dezembro, coordenadas pela Controladoria Geral do Governo de Brasília. 

Acreditamos que as revoluções devem acontecer de dentro para fora, tendo início nos pequenos atos, mas, claro, não deixando de fora discussões equilibradas e com pés no chão sobre grandes questões. Para abordar o tema de forma verdadeira e profunda, a área de WORKSHOPS e o ESPAÇO SEMÂNTICAS oferecerão uma programação repleta de oficinas e debates envolventes que levarão o público a perceber que é possível, sim, fazemos o dever de casa para ter uma sociedade mais honesta, justa e transparente.

Calma lá, não perca o fôlego! Temos ainda extensa programação cultural abraçando os lindos jardins da Praça dos Cristais.

Entretendo crianças e adultos, o espaço MINI-ARENA será comandado mais uma vez pela Trupe dos Circênicos, que apresentarão três espetáculos na tarde de sábado em um palco itinerante super estilizado. Na AREA KIDS, vários brinquedos infláveis, pula-pula, oficina de perna-de-pau e brinquedoteca garantem uma paleta sortida de opções para diversão dos pequenos. Próximo a ela, no MARANDUBINHA, as crianças terão acesso gratuito à leitura de livros infantis feita pelas mediadoras que darão vida/voz aos textos. As três seções, com títulos de temáticas diferentes, ocorrerão entre as 14h e 17h.

Na ÁREA ZEN, que busca aproximar público de filosofias extra-sensoriais de bem estar e saúde integrativa, teremos programação com aula de tai chi chuan ministrada pelo mestre Moo Shong Woo, meditação coletiva, por A Arte de Viver, e também aula de Yoga, com a professora Andrea Hughes.

E, claro, a música como sempre assume um papel mágico! Repetindo a inédita experiência do ano de 2015, no PALCO MINI-FESTIVAL, o público terá acesso a shows de bandas internacionais que estarão de passagem pelo país. Dos EUA, recebemos o quinteto Winter, com seu dream pop californiano ensolarado e onírico. Desembarcando direto do leste europeu, surge o power trio étnico Gipsydelica, um dos destaques do palco Green Fields, do Festival Glastonbury em 2015. O talento latino-americano é representado pelos chilenos do Holydrug Couple, dupla que apresenta um psych rock espacial ultra viajante. Completam a programação a turma gaúcha do Catavento, que acaba de lançar um ótimo disco, Chá, e os goianos do Luziluzia (que tem na formação integrantes das bandas Boogarins e Carne Doce), além dos pratas da casa Tiju, Bolhazul e Tertúlia na Lua.

Em área auxiliar, novamente o CHEZZ CLUB dá as cartas. Nele, shows do experiente quarteto paulista shoegazer Travelling Wave, do folk rock lo-fi style das irmãs americanas Summer Twins e do live PA andino ambiente experimental do The Mugris (Chile). Antes, entre as apresentações e depois delas, espaço fica sob a responsa do coletivo SOM+AR. 

E vale frisar que a preocupação socioambiental continua com a campanha #1COPOAMENOS. Nela, o público é instigado a levar seu próprio copo reduzir emissão de descartáveis. Quem não vier preparado poderá adquirir na área de bebidas copo estilizado feito especialmente para ocasião.

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS