Cultura Agenda
00/00/0000 Planetário tem programação especial para o feriado

A capital federal festejará o seu 54º aniversário e o Planetário de Brasília vai proporcionar um dia repleto de atividades especiais para a população. A atração também estará de portas abertas no feriado da Sexta-feira Santa (18).   

Todos os horários de sessões agendadas sem marcação serão transformados em sessões abertas para atender ao público na sexta-feira (18). Serão, ao todo, sete sessões abertas neste feriado.Na segunda-feira (21), o centro astronômico oferecerá sessões comentadas na cúpula de projeção.

O tema das apresentações será o céu de Brasília. Nestas, também será possível ver imagens diferenciadas do espaço e fazer perguntas diretamente para a equipe do planetário. Atendendo aos pedidos dos visitantes, o filme Origens da Vida voltará para a grade de exibição

Caso as condições do tempo sejam favoráveis, os visitantes poderão observar o Sol com equipamentos especiais e o acompanhamento de membros do Clube de Astronomia de Brasília (CAsB). 

A Agência Espacial Brasileira (AEB) irá disponibilizar, novamente, a réplica da roupa de astronauta. A princípio, a peça, que fez grande sucesso entre crianças e adultos na reabertura do centro de Astronomia no final de 2013, ficará em exibição até o final de maio. O público também poderá ver a exposição Universo Incrível, parceria entre o Planetário de Brasília e o Observatório Europeu do Sul (ESO).

Além disso, pela primeira vez, o Planetário de Brasília irá aplicar as provas da XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da VIII MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes) no dia 16 de maio. Para esclarecer a população e os interessados (crianças e adolescentes), a equipe responsável pela atividade estará presente, ao longo de todo o dia. 

A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a AEB.  Trata-se de um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos. O Planetário de Brasília se coloca na missão de apoio e fomento desta iniciativa e aplicará a prova para todas as crianças e adolescentes que querem participar, mas não estão estudando em escolas já participantes.

A consultora técnico-científica Patrícia Amaral estará presente para conversar sobre o tema e esclarecer todas as dúvidas. Ao longo deste ano, o centro astronômico irá promover outras atividades neste projeto. A partir do dia 21, os interessados poderão se inscrever para a prova da OBA no Planetário de Brasília e solicitar informações pelo e-mail oba.planetario@gmail.com.

Serviço:

Sexta-feira Santa, 18 abril

Todas as sessões serão abertas ao público

Sábado e domingo 

O planetário funcionamento normalmente. Os horários estão no site da atração.

Segunda-feira, 21 de abril - Aniversário de Brasília 

Sessões na Cúpula de Projeção:

10h, 14h e 18h – Sessões Especiais Comentadas.

9h e 16h – Sessões do filme “Origens da Vida”.

13h e 17h – Sessões do filme “Dois Pedacinhos de Vidro”.

Observação Solar:

Das 9h às 11h30 e das 14h às 17h: Sessões de observação solar com o Clube de Astronomia de Brasília (CAsB).

Fonte: Jornal de Brasília  

 

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
Baladas Pepper | Pepper | Editoria Baladas Pepper