Lifestyle Bem Estar
00/00/0000 Porque trocar o pão pela tapioca
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Por que devo acrescentar Tapioca no meu Dia-a-Dia?

A tapioca é feita da mandioca (aipim ou macaxera), sem necessidade de qualquer tipo de gordura para cozinhá-la. Além de ser uma opção muito gostosa, tem poucas calorias (70kcal) sem deixar de dar energia durante o dia pela boa quantidade de carboidratos de fácil digestão, aliás é só o que tem, pois é livre de glúten, presente no pão branco, e de gliadina, proteína também encontrada no pão, que causa o aumento de inflamação no organismo e gordura abdominal.

Como Fazer?

A tapioca é encontrada já hidratada, chamada por “goma”, vem em embalagens plásticas, facilitando o seu preparo. Há quem goste de peneirar, mas não é necessário. Eu costumo acrescentar sal e chia, deixo reservado num pote bem tampado. Mas eu prefiro fazer a minha “goma” com fécula de mandioca, deixando na água de um dia para outro, depois seco bem colocando a massa num pano de prato para sugar a umidade e guardo na geladeira, parece que dessa forma ela mantém a liga melhor, não esfarela tanto. Depois, diferente da goma pronta, nessa precisa peneirar a massa, em uma frigideira anti aderente. Tem gente que faz com Polvilho doce, mas é quase a mesma coisa. Pra entender melhor, assista a receita.

Como Fazer?

A tapioca é encontrada já hidratada, chamada por “goma”, vem em embalagens plásticas, facilitando o seu preparo. Há quem goste de peneirar, mas não é necessário. Eu costumo acrescentar sal e chia, deixo reservado num pote bem tampado. Mas eu prefiro fazer a minha “goma” com fécula de mandioca, deixando na água de um dia para outro, depois seco bem colocando a massa num pano de prato para sugar a umidade e guardo na geladeira, parece que dessa forma ela mantém a liga melhor, não esfarela tanto. Depois, diferente da goma pronta, nessa precisa peneirar a massa, em uma frigideira anti aderente. Tem gente que faz com Polvilho doce, mas é quase a mesma coisa. Pra entender melhor, assista a receita:

Perfeita para Dietas

Aquele pãozinho quentinho do café da manhã pode ser perfeitamente substituído por uma tapioca com um recheio light. É claro que não vale aquela tapioca enooooorme e recheada com gordices.

“Mas então a Tapioca engorda?” Como disse, uma porção mínima (30g) tem 70 calorias, igual ao pão, só que além de não conter glúten e outras coisas que citei no início, tudo vai de quanto quer comer e mais ainda do recheio, se está de dieta, não vai me tacar chocolate no meio, embora seja uma delícia!

O melhor é abusar do queijo tipo cottage, ricota ou minas frescal, ricos em proteínas (falamos mais sobre isso aqui), e claro, pode fazer umas invenções a partir daí, usando tomate com manjericão, frango desfiado, ovo mexido, peito de peru light com orégano, pode deixar a imaginação passear pela sua cozinha…

Aí tem as doces, que dão para “driblar também as calorias” #ahamCláudia. Eu, por exemplo, enquanto a tapioca esta lá na frigideira, coloco no microondas uma banana picada com canela em pó, depois é só comer rezando!!!

Uma tabelinha nutricional, feita pelo site Minha Vida, para te ajudar a escolher o recheio:

Só no café da manhã?

Excelente para antes e depois do treino na academia por exemplo, e segundo a nutricionista Carolina Favoron disse para o site Revista Shape, nesse caso não é necessário adição de fibras, já que o corpo precisa absorver rapidamente a glicose para repor a energia. Mas não ajuda no ganho de massa tá? Atenção: não é boa para diabéticos, por ser carboidrato de alto teor glicêmico.

Fonte: Vírgula 

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
Gislaine | Pizza Á Bessa | AR YAPUANA | AR YAPUANA | Fármacia de Manipulação