Gastronomia Lugares
00/00/0000 Roteiro da Pizza

A Revista Pepper selecionou as melhores pizzarias da capital para você desfrutar a boa e democrática gastronomia local, pois tudo por aqui acaba em pizza!

Não se sabe ao certo se foi na China ou no Egito. Há várias histórias sobre como essa maravilha surgiu entre os mortais. O pão achatado levado ao forno – como diziam os antigos – é história de mais de quatro mil anos. Mas no sul da Itália, em Nápoles, há cerca de 300 anos a pizza já era um prato típico e de pouco valor, comum entre os mais humildes daquela região. Sabe-se também que as primeiras pizzas eram feitas de banha de porco.

Ao passar do tempo, a receita foi sendo testada e incrementada até que se chegou à melhor mistura, que contém farinha, água e sal. Depois veio o tomate, importado da América. A ideia é de que todos os ingredientes devidamente fermentados e bem cozidos devam oferecer um sabor intenso e harmônico. E essa é a base da pizza que nós conhecemos advinda da Itália.

Ares da Sicília
A Pizzeria Don Giovanni reserva um ambiente intimista e familiar. Seu Giovanni, proprietário, é italiano e há 15 anos traz a Brasília sabores de sua terra natal, Sicília. O menu reúne 40 opções de pizzas, entre a tradicionalíssima Napoletana; a mais pedida da casa, Arrolata – uma espécie de pizza enrolada muito comum na Itália – e, em homenagem à nossa cidade, a pizza Brasília, que leva mozarela, molho de tomate, parma, gorgonzola, rúcula e lascas de grana. O toque exótico de aliche, alcachofra, grana e parma é ingrediente indispensável desta pizzeria. A Don Giovanni Pizzeria fica na QI 11, lojas 12/16 - bloco H, Centro Comercial - Lago Sul.

\"\"

Feminista
Um dos destaques é a arquitetura moderna que agrada a todos. O sistema de fidelização dos clientes, que concorrem a prêmios a cada ano, pode ser uma tentação. E... que tal pedir uma pizza ao som da banda favorita? E por que não personalizar um cardápio e festejar em casa? A Valentina traz todas as opções! Entre os 80 sabores assados ao forno a lenha revestido de cobre, a Valentina – camarão + catupiry – e a Alho Porró e Mascarpone se sobressaem no cardápio. Além disso, o cliente que optar pela pizza grande pode escolher até três sabores. Tem Valentina na 214 Norte e na 310 Sul. $42 a $64.

\"\"

\"\"

Típica pizzaria italiana
O romano Luigi Tavazza é bem criterioso quanto ao preparo das pizzas no La Fornacella. Sua proposta é oferecer um produto mais próximo possível à culinária italiana, por isso Luigi deixa o apresto da massa, que é de sua autoria, por conta própria. O processo é lento. Somente para a massa descansar já se foram dois dias. Tudo isso, segundo Luigi, é para dar mais leveza e sabor à pizza. “O segredo é escolher o produto que tenha o gosto tipicamente italiano”, que muitas vezes vem de fora, afirma. São mais de 30 opções no cardápio, que variam entre $37 e $55. A La Fornacella fica na CLN 312.

\"\"

A pizza que é santa
A Santa Pizza surgiu a partir de momentos de descontração da vida de Marcelo Terra, o dono, que adorava reunir-se junto aos amigos e fazer pizza. Em um desses momentos informais, Marcelo decidiu oficializar sua paixão e desde 2000 a Santa Pizza, premiada três vezes como a melhor da cidade, abre suas portas. Serve desde as tradicionais Margherita e Portuguesa às inusitadas Alla Polpettine, com bolinho de carne, e Obelix, com linguiça de Javali. E para quem tem restrição alimentar o lugar é ideal! Em parceria com um centro terapêutico, eles elaboraram uma massa sem glúten feita de farinha de berinjela. Endereço: CLS 207 - bloco B - loja 5.

\"\"

Pizza Obelix - Santa Pizza (Foto: Juan Pratginestos)

Nápoles é logo ali
Desde 2011 a Baco é titular de um dos sete selos espalhados pelo Brasil da Associazione Vera Pizza Napoletana. Isso significa que, próximo a sua casa, você pode se deliciar com a mesma pizza feita em Nápoles. Para que a manipulação da massa seja feita exatamente como lá, a Baco passou por um processo de adaptação em sua cozinha e constantemente ocorre reciclagem do curso de preparação da pizza. A verdadeira pizza Napoletana é circular, com bordas elevadas e não passa de 35 cm. É leve, saudável e de fácil digestão. O cardápio traz duas opções de massa: Romana – provavelmente você já conhece – e a massa Vera Pizza Nepoletana. O custo não ultrapassa $60. Você pode encontrar a Baco na 309 Norte e na 408 Sul.

\"\"\"\"

Uma dupla, por favor!
Se você é brasiliense, já ouviu falar e provavelmente já provou. A Pizzaria Dom Bosco desde a década de 60 trabalha com um sabor de pizza, a tradicional mozarela e molho de tomate. É uma boa opção para aqueles que são a favor da praticidade e estão em meio à correria do dia a dia, pois lá, mais tradicional do que comer em pé, só o mate gelado e o refresco de caju. Há sempre uma unidade próxima a sua casa: 306 Norte, 107 Sul, 303 do Sudoeste, avenida Castanheira – Águas Claras e Taguatinga Norte.

\"\"

Pizza à Bessa!
Desde 2003 a Pizza à Bessa caiu no gosto do brasiliense e não para de crescer. Há unidade na Asa Sul, Sudoeste, Águas Claras e Taguatinga. O cardápio, supervisionado por nutricionista que acompanha o preparo das pizzas, é exclusivo e inovador. A massa fina e crocante torna o cliente assíduo. Sudoeste: CLSW 101 – bloco B – subsolo; Asa Sul: CLS 214 – bloco C – loja 40; Águas Claras: avenida Parque Águas Claras – Qd. 301 – Cj. 2 - Lotes 1/3.

Mediterrâneo
A Dona Lenha trabalha com o conceito do tradicional forno a lenha, massa fina, recheios inusitados e apresentação impecável. Em todas as unidades você vai perceber um ambiente alegre, cheio de cores, refletindo o espírito gastronômico do mediterrâneo. SHC/AOS A/E 2/8 – Lote 05 – Loja 129/130 Terraço Shopping; SHIS CL QI 11 – bloco O – Loja 2/4 – Lago Sul – Deck Brasil; Centro Comercial Gilberto Salomão: bloco A – Loja 15 – Lago Sul; SCLS 202 – bloco C – Loja 36 – Asa Sul; SHCN CL QD 413 – bloco D – Lojas 01, 03, 05 – Asa Norte.



\"\"

\"\"

A Fratello Uno é sinônimo de qualidade e tradição desde 2000. As pizzas de massa fina, levadas ao forno a lenha, e os sabores inovadores atraem o público família. Sua adega possui vasta carta de vinhos com mais de 60 rótulos. Fica na 109 Norte e na 103 Sul.

\"\"

\"\"

E mais:
A pizza Margherita, que possui as cores da bandeira da Itália – o verde do manjericão, o branco da mozarela e o vermelho do molho do tomate – recebe este nome em homenagem a uma princesa italiana chamada Margherita.

O peixe aliche não existe na costa brasileira, mas é comum no mar Mediterrâneo. Ele lembra uma sardinha, mas, ao contrário, é rosado e bem salgado.

Você sabia que a pizza faz parte da dieta mediterrânea?

A pizza, quando bem elaborada, faz parte da dieta mediterrânea, uma dieta que tem por referência baixa incidência de doenças cardiovasculares, possui gordura, porém de alta qualidade. Além disso, a dieta mediterrânea une tradição, saúde, longevidade e simplicidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
Baladas Pepper | Pepper | Editoria Baladas Pepper