Gastronomia Lugares
00/00/0000 Sabor na Madrugada

Já se foi o tempo em que a vida nas madrugadas de Brasília terminava com a última música tocada nas festas e com o fim do horário de expediente nos bares. Quem gosta de aproveitar a noite na capital percebeu que a rotina após as baladas não é mais a mesma. Com a crescente opções de locais para saciar aquela fome que bate depois de horas de agito, ninguém é mais obrigado a voltar para casa de barriga vazia.
 
Além das habituais carrocinhas de cachorro-quente espalhadas em algumas entrequadras do Plano Piloto, e também do SKY\'s da 106 Sul e do Giraffas da 210 Sul, outros pontos de lanches rápidos têm investido no público noturno. Redes de lanchonetes como Subway, Quiznos, Koni e Spolleto aderiram ao horário diferenciado de funcionamento em algumas de suas lojas. Isso sem falar dos estabelecimentos criados exatamente com a finalidade de atrair clientela após a meia-noite, como é o caso do Molho de Tomate, na 403 Sul.
 
Para quem ainda fica perdido nas noites pós-balada no Plano Piloto, selecionamos alguns pontos de parada antes de se decidir pelo caminho de casa. Afinal, nada como um bom lanche para repor as energias e bater um papo com os amigos sobre a recente noitada.
 
314 Norte - 3 em 1 (Spolleto, Subway e Crêpe de Paris)
Para os que saem de baladas nas proximidades da Asa Norte, o trio de lanchonetes na 314 Norte – Spoletto, Subway e Crêpe de Paris – é uma boa escolha. A variedade de opções gastronômicas é o diferencial desse ponto, que faz parte de uma conveniência de um posto de gasolina. E o melhor, as lojas ficam o dia inteiro disponíveis para o público.
 
403 Sul - Molho de Tomate
A pizzaria Molho de Tomate virou a queridinha das madrugadas de Brasília, depois de ser inaugurada oferecendo fatias de pizza de muçarela por apenas R$ 1,00. Hoje, o cliente encontra um cardápio um pouco mais variado, com sabores como portuguesa e banana, por exemplo, a preços bem acessíveis. O segundo diferencial do local, claro, é o horário de funcionamento: até às 5h da manhã, diariamente. “É um dos poucos lugares que tenho certeza estar aberto depois da balada e que posso fazer um bom lanche gastando pouco”, diz o estudante Herbert Souza, de 18 anos. Acompanhado dos amigos Danilo e Humberto, também de 18 anos, o estudante não fez cerimônia enquanto conversava com a reportagem da Pepper. Quatro fatias de pizza em menos de cinco minutos. \"A galera chega aqui com muita fome\", brincou.

\"\"

106 Sul - SKY\'s Burguer
É impossível listar os locais para se comer na madrugada de Brasília e não citar o SKY\'s Burguer, com lojas na 312 Sul, 716 Norte e 106 Sul. Uma das mais tradicionais lanchonetes de sanduíches da cidade, o SKY\'s existe há quase três décadas e não perde sua majestade quando o assunto é opção para matar a fome nas altas horas de Brasília. A loja da Asa Norte fica aberta até às 3h nas sextas e sábados. A localizada na 312 Sul funciona até às 4h, também nas sextas e sábados, e a da 106 Sul mantém as portas abertas até às 5h da manhã entre quintas e sábados e em véspera de feriados. Há 29 anos, Domingos Sena está no posto de gerente da lanchonete na 106 Sul. Chamado de “Sena” pelos clientes assíduos e mais antigos, ele é conhecido pela paciência com que atende os clientes e dedicação pelo trabalho de tantos anos. “A gente sempre manteve uma boa qualidade nos produtos e no serviço que oferecemos. Se não atendemos bem, não temos cliente, não é mesmo?”, indaga o gerente querido pela clientela.

\"\"

(Domingos Sena, gerente do Sky\'s Burguer)

109 Sul – Cachorro-quente do Seu Clóvis
Outro conhecido nas madrugadas da capital é a carrocinha do Seu Clóvis, que fica entre a 109 e a 309 Sul, ao lado de um ponto de táxi. O cachorro-quente também é famoso por ser tradicional. Ele é vendido ali desde 1978. É o próprio seu Clóvis que serve a clientela. Após tantos anos na frente da carrocinha de cachorro-quente, ele tem muita história para contar. “Já veio gente comer, não pagar e ainda pedir o troco. Ou comer a metade do cachorro quente, deixar cair no chão de propósito e pedir outro... E por aí vai”, conta o dono da carrocinha, mostrando seu jeito brincalhão. O cachorro-quente do Seu Clóvis está de portas abertas todos os dias até às 2h da manhã.

\"\"

(Seu Clóvis - dono da barraquinha)

210 Sul - Giraffa\'s e 406 Sul - Mc Donald\'s
Estas duas unidade das redes de lanchonetes Giraffa\'s e Mc Donald\'s também costumam ser ponto certo depois da balada. Para quem sai atrás de um generoso lanche, Giraffa\'s e Mc Donald\'s são uma boa pedida e as lojas da 210 e da 406 Sul ficam abertas até às 5h da manhã.

209 Sul - Koni Store
A temakeria Koni Store entrou recentemente para o hall dos estabelecimentos que acreditam no público da noite de Brasília. A maior parte das lojas da rede está aberta até a madrugada. Nas sextas e sábados, a lanchonete recebe pedidos até às 5h da manhã. A temakeria é uma boa escolha para quem tem interesse em somente “forrar o estômago”, já que os pratos são bem mais leves que os tradicionais hambúrgueres disponíveis pela madrugada. O empresário Jonathan Farias, de 19 anos, é um dos que tem a preferência por opções mais leves depois da festa. “Acho melhor não comer demais, ainda mais depois que faço uso de bebida alcoólica. Nas madrugadas costumo optar pelo Koni, pela comida japonesa”, explica.

\"\"

409 Sul -  Quiznos
Outra opção de um lanche menos calórico são as lanchonetes Quiznos, que, aliás, são novas no pedaço. Todas as lojas localizadas no Plano Piloto ficam abertas 24h e oferecem um serviço parecido com o disponível no Subway: ingredientes para o cliente montar o próprio sanduíche. Os estudantes Leonardo Frota, Cayo Café, Gabriel Andrade, Mateus Medeiros e Caio Azevedo, todos de 16 anos, saíram de uma festa junina e acabaram a noite na Quiznos da 409 Sul. “Acho que deveria ter mais opções de lugares para se comer na madrugada, principalmente de locais servindo lanches saudáveis”, avalia um dos amigos.

\"\"

(Fotos: Janaína Camelo)

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
Baladas Pepper | Pepper | Editoria Baladas Pepper