Lifestyle Moda
24/04/2019 GLAMOUR.COM Trabalhar com moda sem ser estilista? Veja 9 profissões possíveis! Saia da caixinha respeitando suas habilidades e entendendo cada profissão

Alô, você, que quer trabalhar no universo fashion, mas não tem vontade se imagina criando coleções para uma marca: há muuuitas outras carreiras que você pode seguir! E nem todas exigem um diploma específico de moda, viu? Vem ver!

DIREÇÃO CRIATIVA


O QUE É: Quem curte moda, mas tem uma queda forte por artes visuais pode – e deve! – almejar a direção criativa como profissão. A carreira é o match perfeito entre as duas áreas e a alternativa mais interessante para quem tem ideias sensacionais e deseja colocá-las em prática, principalmente em conteúdos editoriais, através do design gráfico, em revistas, campanhas e catálogos de moda.

 

COMO O JOB FUNCIONA: É necessário ser uma antena extremamente conectada com o mundo, saber reunir referências (que podem vir de t-o-d-o-s os lugares), e conseguir formar um time com os melhores nomes possíveis para executar estas ideias e conceitos. Pense em Alexander Liberman, como inspiração, que entrou para a direção de arte da Vogue americana, em 1941, e fez história na publicação lançando gigantes dos cliques, como Irving Penn e David Bailey.

PRODUÇÃO EXECUTIVA DE MODA


O QUE É: Por trás de uma foto, desfile ou reportagem especial de moda, existe sempre uma figura que é pouco vista, mas é essencial: o produtor executivo. Acredite, nada existiria não fosse o esforço deste profissional! É ele quem marca o estúdio ou a locação, fecha com os fotógrafos e os modelos e organiza a data, a hora e o local para que tudo aconteça perfeitamente... Ufa!

 

COMO O JOB FUNCIONA: A agenda do produtor executivo está recheada com os melhores contatinhos – profissionais, é claro – para achar aquela flor exótica que o diretor criativo tanto precisa ou conseguir a autorização quase impossível, mas necessária, para gravar em determinado lugar. No vocabulário do produtor executivo, “organização” é um princípio e o lema“fazer acontecer!” é o grande grito de guerra.

+ 30 conselhos de finanças para colocar em prática antes dos 30 anos
+ 6 dicas para ser uma digital influencer de sucesso
+ 7 novas formas de ganhar dinheiro na Internet

EDIÇÃO E STYLING DE MODA


O QUE É: O feeling poderoso para transformar peças soltas em um look total. Este é um dos principais objetivos do editor de moda, profissional que pode atuar para uma única marca, assinando o styling de um desfile ou de uma campanha, editar itens de várias grifes para um shooting de moda dentro de alguma publicação, ou ser o responsável por vestir celebridades, como atrizes e cantoras.

 

COMO O JOB FUNCIONA: A função pode parecer das mais glamourosas, por ter sido exercida por nomes como Grace Coddington, Carine Roitfeld Anna Dello Russo, mas a real é que o trabalho é tão grande quanto os outros da área. O editor precisa estar atento às tendências, ficar bem alinhado à visão do diretor de arte ou o do estilista e imaginar formas interessantes e originais de como usar cada look – ainda mais hoje em dia, quando o como usar é tão ou mais importante do que o que usar.


O QUE É: Os nomes deles podem se tornar assinaturas tão grandes quanto os das grifes que fotografam, tipo Helmut NewtonEllen Von UnwerthRichard Avedon Annie Leibovitz (só para citar alguns). Responsáveis por cliques que marcaram e ainda marcam a história da moda, eles uniram a expertise da fotografia geral com a especificidade de se contar uma história e de se vender uma roupa. Tudo isso, clarom criando uma identidade própria.

Que tal investir na carreira de fotógrafa? (Foto: Higor Bastos/Arquivo Vogue Brasil)

COMO O JOB FUNCIONA: Vale muito ter estes gigantes na lista de referências, mas os fotógrafxs de moda atual precisam se abrir também para outros tipos de registros, como a fotografia de street style, principalmente durante semanas de moda. Pesquise nomes como Tommy TonBill CunninghamScott Schuman, Garance Doré e corra para a porta de um São Paulo Fashion Week ou de um Minas Trend para atacar com o seu flash. É um ótimo jeito de começar!

+ 23 dicas definitivas para dar um up na sua carreira
+ Como encontrar propósito no trabalho? Veja dicas preciosas
+ Paula Merlo: 5 coisas que eu aprendi quando virei chefe

TRATAMENTO DE IMAGEM


O QUE É: Se a revista de moda tem a premissa de vender o sonho, cada foto presente nela precisa estar impecável. E esta é a função do tratador de imagem, profissional que parece invisível no processo, mas está ali para fazer tudo crescer ainda mais. Quem é craque dos softwares encontra nesta área o lugar perfeito!


COMO O JOB FUNCIONA: Mas não se engane, photoshopar a modelo para criar corpos absurdos é coisa de um passado muito obscuro e este não é o objetivo do tratador. A ideia hoje é realçar ainda mais a história que se pretende contar com aquela imagem e fazer a gente suspirar em cada página da revista virada.

MAKE-UP ARTIST


COMO FUNCIONA: A indústria da beleza é um dos maiores mercados do país e sobrevive para além da moda – movimentos como o skincare, por exemplo, colocam os cuidados com a pele como um protagonista antes do make. Mas atire a primeira pedra quem não ama quando a moda e a beleza se encontram e formam juntas um grande estouro. Quem não morre de amores por uma boca poderosíssima by Pat McGrath ou por um cabelo de outro planeta assinado por Guido Palau?

Iza brilhando na Glamour de abril! (Foto: Mar+Vin)

COMO O JOB FUNCIONA: Dê uma olhada nas criações brasileiras também, de nomes como Amanda SchonRenata BrazilCarla Biriba e Dindi Hojah, que estão mudando as estruturas de beleza nas passarelas e nos editoriais de moda do país. Eles mostram que maquiagem pode ser uma fantasia deliciosa de se praticar, muito além da cobertura de supostas imperfeições.

+ Precisamos falar sobre saúde mental no ambiente de trabalho
+ A cilada do "faça o que ama"
+ 4 novos maquiadores para você conhecer agora (e se inspirar para a carreira!)

 

 


O QUE É: Antes da primeira modelo atravessar a passarela uma equipe especialíssima em luz, cenografia, som e até no andar de modelos faz um trabalho gigante. É isso mesmo! Profissionais técnicos específicos de moda existem e são tão importante quanto a figura do estilista ou da modelo para o espetáculo acontecer.

 

COMO O JOB FUNCIONA: Há aproximadamente trinta anos no mercado, e um dos mais requisitados do São Paulo Fashion Week, Ruy Furtado é um exemplo de diretor de desfiles. Pense no diretor do teatro que se certifica de que a peça acontecerá a toda pompa. É basicamente este o trabalho dele em desfiles, se você trocar os atores por top models. Muti Randolph, artista visual famoso pelo uso de luzes em projetos como o da Galeria Melissa e da balada D Edge, desenhou cenários icônicos para marcas como Colcci. O Dj Zé Pedro, por sua vez, é um nome famoso no hall dos responsáveis por colocar um som fervido alinhado a coleções de várias temporadas.

No que diz respeito a inspirações de fora, não deixe de conferir os projetos monumentais que a Chanel produziu de cenários no Grand Palais – a maison já colocou até uma cachoeira no espaço –ou checar as parcerias musicais que grifes como Burberry e Iris van Herpen construíram em seus desfiles nos últimos anos – a última já chamou até um grupo que toca embaixo da água!

MARKETING E ASSESSORIA DE IMPRENSA


O QUE É: A área de comunicação de moda é muito maior do que apenas jornalistas que produzem reportagens e fazem críticas de desfile. Um dos cases neste assunto, inclusive, é a Gucci que soube muito bem formar um time de comunicação poderoso a ponto de transformar a etiqueta praticamente numa mídia própria. A criação de conteúdo para as redes da marca chegou a tal ponto que hoje ela conta até com um site específico com textos sobre os valores que acredita, o Gucci Equilibrium.

COMO O JOB FUNCIONA: Fora isso, cada marca conta sempre com um assessor de imprensa, ou um PR. Este profissional é o responsável por desenhar as melhores formas de divulgação da marca no mercado editorial, como sites e revistas. É para o PR, por exemplo, que o jornalista chora para conseguir uma entrevista com Miuccia PradaMaria Grazia Chiuri ou Raf Simons.

+ 7 novas formas de ganhar dinheiro na Internet
+ Julie Chermann mostra como criar t-shirts divertidas virou um baita negócio
+ 5 habilidades emocionais que vão te deixar à frente no mercado de trabalho

JORNALISMO DE MODA


O QUE É: É fato que muita coisa mudou no jornalismo de moda, principalmente com o surgimento de novas tecnologias e plataformas de divulgação, mas o fundamento continua o mesmo: o jornalista de moda se divide entre duas paixões, pelo texto e pela moda.



COMO O JOB FUNCIONA: Por isso, quem tem o interesse de seguir o caminho da comunicação em revistas e em conteúdos digitais de moda não pode se nivelar por baixo. É preciso ser curioso, estar atento ao que é produzido por grandes nomes, como o do próprio Tim Blanks, mas também Suzy MenkesVanessa FriedmanRobin Givhan. Nomes mais atuais e que revolucionam a forma de se falar de moda de forma descontraída e levando em consideração às próprias vivências e histórias também merecem atenção. Veja o que Leandra MedineSusie LauTavi Gevinson e Eva Chen estão fazendo!

 
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
Baladas Pepper | Pepper | Editoria Baladas Pepper