Cultura Agenda
03/11/2017 Redação TRADICIONAL EVENTO JAPONÊS, FESTIVAL DAS ESTRELAS, OCUPA O PÍER NESTE FIM DE SEMANA

Tradição japonesa celebrada todos os anos desde o século 9, o Tanabata Matsuri, ou Festival das Estrelas, virou hábito também no Brasil desde a década de 70, e claro que o Pier 21, Brasília, não ficaria de fora. A iniciativa é do Espaço Harú, loja temporária que ocupará um dos espaços do mall no mês de novembro.
O evento ocorrerá nos dias 04 e 05 de novembro (sábado e domingo), com uma feira de artigos típicos japoneses, além da decoração especial em vários espaços do shopping.

De acordo com a lenda, que teria sido criada na china há mais de dois mil anos, Orihime, a “Princesa Tecelã”, era filha de Tentei, o “Senhor Celestial”. Ela e Kengyu, um pastor de gado, se apaixonaram perdidamente, e só conseguiam se preocupar com o amor, deixando suas tarefas diárias de lado. Então Tentei os separou, fazendo com que eles morassem em lados opostos da Via Láctea.
A tristeza pela separação abalou Orihime, e seu pai decidiu permitir que o casal se encontrasse uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês no calendário lunar. Com uma condição: eles teriam que atender a todos os pedidos feitos pelas pessoas na Terra. Eis a origem dos tanzaku, que são queimados para que sua fumaça chegue até as estrelas.
Na mitologia japonesa, Orihime é a estrela Vega, e Kengyu é Altair. As duas realmente ficam em lados opostos da nossa galáxia e só podem ser vistas ao mesmo tempo no céu durante um período bem breve do ano – por isso o nome Festival das Estrelas.

Festival das Estrelas
Data: 04 e 05 de novembro (sábado e domingo)
Horário: das 12h às 18h
Entrada franca e censura livre
Local: Corredor Central do Shopping Pier 21
Endereço: Setor de Clubes Esportivo Sul, Trecho 2, Lote 32
Horário de funcionamento: de domingo a quinta-feira, das 12h às 01h; de sexta-feira a sábado, das 12h às 02h.
Mais informações do shopping: 
(61) 3251-2121
http://www.pier21.com.br/
www.facebook.com/Pier21
Instagram: @ShoppingPier21
Como chegar de ônibus
Como chegar de carro

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS