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Cultura Diversão e Arte
10/09/2018 Redação ÚLTIMA SEMANA PARA VER - Urômelos, coelhinhos e quimeras: trabalhos recentes de Antônio Carlos Elias Sob curadoria de Renata Azambuja, exposição traz esculturas objetos e pinturas apresentadas em 10 "nichos instalatórios"

A produção recente de um dos artistas mais interessantes de Brasília poderá ser apreciada na exposição Urômelos, coelhinhos e quimeras: trabalhos recentes de Antônio Carlos Elias, em cartaz no Museu Correios, até domingo, 16 de setembro. 

O público terá a chance de ver um conjunto de trabalhos realizados desde 2015 e que parece ser um novo ponto da trajetória do veterano Antônio Carlos Elias. O que poderia ser uma mostra retrospectiva, dado o tempo de atuação do artista, é o início de uma nova história que rompe com as amarras a um ciclo criativo pré-existente. 

Com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e apoio do Museu Correios, a exposição também prevê uma palestra com o artista e a curadora e o lançamento de um catálogo bilíngüe, no dia 1 de setembro, às 16h, ambos eventos a serem realizados no Museu Correios com entrada franca. 

Fresca, jovial e estimulante, essa nova produção vai de encontro ao olhar do espectador sob a meticulosa e criativa curadoria de Renata Azambuja, pesquisadora, curadora independente, crítica de arte e arte-educadora, em diálogo com o trabalho de expografia do experiente Gladstone Menezes. 

A nova produção de Elias é conseqüência de sua própria trajetória. Inicialmente, nos anos 1980, Elias se dedicou a trabalhos bidimensionais: pinturas e desenhos. Nos anos 1990 surgiram instalações que incorporavam objetos e esculturas tridimensionais ao meio ambiente. Depois de 2010 a pintura retornou. Urômelos, coelhinhos e quimeras traz uma união da bidimensionalidade com a tridimensionalidade (esculturas e objetos) criando instalações através de um conceito que é criado para as instalações, iniciados e complementados por pinturas. 

As obras serão apresentadas dentro do que a curadora chama de "nichos instalatórios". O número de peças em cada um dos 10 nichos é variável. Às vezes são quatro telas, às vezes são oito ou somente duas. As esculturas também variam: podem ser de duas a oito peças. Há espaços, ainda, para os "brinquedos" ou peças industrializadas. 

Segundo a curadora, tentar definir com exatidão a origem da sensação de estranhamento frente a essas instalações parece desnecessário, pois a incerteza sobre o que é visto mantém a energia vibrante das obras. "Elas parecem formar um microcosmo fantástico. São como tableaux vivants, mas sem seres humanos representando alguma situação ou vinculados a alguma temporalidade. Neste microcosmo desprendido de alguma narrativa clara, as pinturas, coloridas e vibrantes, povoadas de imagens diversas, parecem lançar para fora do seu espaço bidimensional as esculturas brancas em gesso (material recorrente para Elias) que, tornadas matéria no campo do sensível, servem como lembrança de que a realidade está mais próxima do sobrenatural do que possamos imaginar", explica. 

A curiosa e instigante temática das novas obras de Elias, refletem a existência humana por meio da busca de uma identidade vivida por ele, seja em seu ofício paralelo como odontologista, seja no conjunto de influências advindas do mundo contemporâneo, pautado por tudo que o rodeia. "A ciência está sempre presente, misturada a uma sexualidade, religiosidade e até ingenuidade apesar de ser intelectualizada, devido a minha formação acadêmica e vivência em diferentes culturas. Os trabalhos mais recentes são produtos de minha vivência, influenciado pela mídia escrita, televisada, internet, redes sociais, arte urbana, series de TV e até pelas minhas aulas na universidade". 

Urômelo: monstro mitológico com dois membros abdominais, finalizados por um pé único com a ponta virada para frente. 

O trabalho do artista - Com formação híbrida e também atuando em área científica médica, tendo, desta maneira, forte influência de questionamentos ligados à vida. A percepção sobre o corpo humano e como interage com o espaço. A finitude humana e questionamentos sobre a existência. O ambiente intervém no trabalho do artista criando uma relação intimista com o espaço proposto, promovendo uma mudança dependendo do local onde for montado. Instalações e objetos são idealizados a partir de fotografias, pinturas e até

mesmo desenhos dependendo do conceito proposto a mostra e se moldando ao espaço proposto para cada exposição. Atua também com esculturas em intervenções em espaço físico. As pinturas, de grandes dimensões, em tinta acrílico em tela, além da aplicação de colagens com objetos, gesso de Paris e cera de utilidade de uso odontológico, incorporados à obra por meio da interposição de vidro. 

Serviço:

Urômelos, coelhinhos e quimeras: trabalhos recentes de Antônio Carlos Elias

Período: até domingo, 16 de setembro

Local: Museu Correios - Setor Comercial Sul Q. 4 Bloco A Edifício Apollo

Horários: de terça a sexta, das 10h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h

Entrada franca 

CURRICULUM

Antonio Carlos Elias

Local de Nascimento: Anápolis, Goiás, Brasil

Formação Acadêmica

Graduação: 1974 - Faculdade de Odontologia de Anápolis

Anápolis, Goiás, Brasil

Pós-graduação:

1978- Mestrado - MSc(Master of Science)

Ohio State University

Columbus, Ohio, USA

1996- Doutorado - PhD(Doctor of Philosophy)

University of London

London, England

2010- Pós - Doutorado

University of Arts of London

London, England

Principais Exposições Individuais

2009 Harvey

Projeto aprovado pelo FAC DF, UnB, Brasília

2008 Jardim das Delícias

Galeria Antonio Sibasolly, Anápolis

2005 Epulis Fissuratum

Projeto Atos Visuais, Funarte, Brasília

2003 Corpus Sanctus

Galeria de Arte da Caixa Econômica Federal, Brasília

2000 In Vivo...In Vitro

Teatro Nacional, Brasília

1999 In Extremis

Teatro Nacional, Brasília

1992 Radices Relictae

Museu de Arte de Brasília MAB

Museu de Arte Contemporânea de Goiânia MAC

1990 Altares Mores

Galeria Athos Bulcão, Teatro Nacional, Brasília

1987 Expectros

Galeria de Arte da Caixa Econômica Federal, Brasília

Principais Exposições Coletivas

2016 Bienal de Arte contemporânea do SESC DF 2016 de

13/11 a 04/12 nas modalidades de pintura e escultura.

2013 Bienal Internacional de Arte de Curitiba

Fotomobilização Catavento

Convidado a participar da criação coletiva aberto

Curador Tom Lisboa

2007 Salão Centenário de Anápolis

Galeria Antonio Sibasolly

Anápolis, GO.

2005 Decifra-me ou te Devoro

Situações Brasília

Museu de Arte de Brasília MAB

2002 Salão de Artes Visuais do Distrito Federal

Museu de Arte de Brasília MAB

2001 41

Espaço Cultural Renato Russo, Brasília

2000 Box Project

Museum of Installation, MOI, London, England

1998 Cem Recuerdos para Garcia Lorca

Espaço Cultural Renato Russo, Brasília

1998 Panorama das Artes Visuais

Teatro Nacional Brasília

1998 XVI Salão Nacional de Artes Plásticas

Museu de Arte Moderna, MAM, Rio de Janeiro

1997 Musée Imaginaire

Museum of Installation, MOI, London

1997 Interações

Teatro Nacional, Brasília

1994 3x4 um Retrato da Cidade

Espaço Cultural Renato Russo, Brasília

1994 Candelária Urgente

Espaço Cultural Renato Russo, Brasília

1994 Cidade Imaginária

II Forum Brasília Artes Visuais, Brasília

1994 A Grande Viagem, Passaporte para o ano 2000

São Paulo, Brasília, USA, Canadá

1993 3a. Bienal de Arte de Goiás

Museu de Arte Contemporânea de Goiânia, MAC

1992 Third Brazilian Art Exhibition

Dixon, Bloomsbury Galleries London

1987 I Festival Latino-Americano de Arte e Cultura

Universidade de Brasília, UnB, Brasília

1987 Hispanic Art

Corbino Galleries, Sarasota, Florida, USA

1987 Levante Centro-Oeste

Teatro Nacional Brasília

1985 12o. Salão de Arte Contemporânea de Campinas

Campinas, São Paulo

1983 1o. Salão Nacional de Arte Contemporânea da EMBRAER

São José dos Campos, São Paulo

Prêmios:

2010 Visiting Fellow TRAIN Research Center for Transnational Art-

Identity-Nation University of Arts of London

2009 Harvey projeto selecionado pelo FAC Brasília

2005 EpulisFissuratum projeto Artes Visuais, Funarte, Brasília

2002 Salão de Artes Visuais do Distrito Federal – 1o. lugar

1985 X Salão de Arte Contemporânea de Ribeirão Preto –

Prêmio Aquisição

1985 Salão de Artes Plásticas de Anápolis- 1o. lugar

1984 Salão de Artes Plásticas "Expressões II" Brasília- 1o. lugar

1984 Concurso de Artes Plásticas da Telebrás Brasília- 1o. lugar

1982 IV Salão Naval do Riachuelo- Brasília- Prêmio Aquisição

1981 II Salão Naval do Riachuelo- Brasília- Prêmio Aquisição

Coleções:

Museum of Installation- MOI – London

Museu de Arte Contemporânea de Goiânia- MAC

Museu de Arte de Anápolis

Museu de Arte de Brasília-MAB

Acervo do Ministério da Marinha Brasília

Acervo do Instituto Cultural Itaú São Paulo

Referencias:

2012 Renata Azambuja - Artes visuais entre poéticas e políticas –

Coleção arte em Brasília pags. 130, 163.

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