Cultura Agenda
25/04/2018 Redação Uma viagem por galerias e museus do DF Imagem Contemporânea com Renato Acha
Redação
Redação

A ação "Imagem Contemporânea" é ministrada por Renato Acha em visitas orientadas que percorrem galerias de arte e museus do Distrito Federal para contextualizar a produção artística pelos atos do olhar e da contemplação. 

 

Objetos e paisagens passam pela interpretação e classificação em determinados contextos e podem ser recriados pela percepção, para que seja possível a reinvenção daquilo que vimos. Isto se dá o tempo todo sem que percebamos, embora o exercício de despertar o olhar, em especial para as Artes Visuais, seja recorrente para artistas e teóricos.

A dinâmica da ação forma grupos, que podem ser bilíngues, para encontros nas tardes de sábado. "A cada semana os participantes percorrem diferentes espaços culturais em um movimento de fruição do olhar através da análise de imagens." Conta Renato Acha.

"Depois do sucesso das primeiras ações de janeiro a abril, continuamos a nossa viagem com visitas orientadas: Começamos pela imperdível mostra de Basquiat no CCBB, depois fazemos uma ode à arte e arquitetura de Brasília nas mostras de Niemeyer no TCU e 'Escala Brasília, Maquete 4D', um projeto inovador que propõe um novo olhar sobre espaços dedicados ao turismo. Em seguida, veremos a arte e o mobiliário do Palácio do Itamaraty e por fim a linda mostra de fotografias dos povos Yawalapiti no Museu e mais um mergulho no universo da leitura na exposição que vai abrir na Biblioteca Nacional, onde tenho o privilégio de coordenar o Programa Educativo." Convida Acha.

Programação:

28 de abril:
Retrospectiva Jean-Michel Basquiat - CCBB

5 de maio:
Oscar Niemeyer - Territórios da Criação - Espaço Cultural Marcantonio Vilaça (TCU)
Escala Brasília, Maquete 4D - Espaço Lúcio Costa (Praça dos Três Poderes)

19 de maio:
Palácio do Itamaraty - Visita ao acervo de arte e à mostra "Desenhando para um Palácio"

26 de maio:
Yawalapiti - Entre Tempos - Fotografias de Olivier Boëls - Museu Nacional da República
Eu Leitor - Biblioteca Nacional

Renato Acha é artista visual, formado pela Universidade de Brasília. Integrou os Programas Educativos do CCBB, Caixa Cultural e FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). Acha foi curador de projetos nacionais em Brasília, como o Movimento HotSpot (Paulo Borges - SPFW), Retrato Brasília (CCBB e Correio Braziliense). Curador-adjunto do Festival de Land Art de Brasília e Brasília 50 Dimensões. Coordenador do Programa Educativo do Prêmio Vera Brant de Arte Contemporânea e do projeto Eu Leitor. Atua como editor do site achabrasilia.com desde 2010.

Serviço: "Imagem Contemporânea" com Renato Acha
Datas: 28 de abril e 5, 19 e 26 de maio (sábados) sempre às 14 horas
Investimento: R$ 260,00 (4 encontros) ou R$ 80,00 (1 encontro)
Inscrições: achabrasilia@gmail.com
Informações: (61) 99326-6390.

Fotos: Jacqueline Lisboa

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS