Lifestyle Bem Estar
09/04/2018 Redação Você sabe para onde vai a gordura quando emagrece? Um estudo realizado na Austrália vai te surpreender com a resposta

A perda de peso é, sem dúvidas, um dos assuntos mais comentados entre as pessoas. Dietas, treinos, superalimentos, cada dia uma fórmula nova para perder peso é compartilhada ao redor do mundo. Mas, você sabe o que acontece com a gordura que estava no seu corpo, depois que você a elimina?

Muitos pensam que ela é transformada em músculos, outros que é eliminada através da urina ou das fezes. Mas, o que poucos sabem, é que os maiores responsáveis pela eliminação da gordura do corpo humano são os pulmões.

De acordo com Ruben Meerman, ex- fisiculturista e personalidade da TV australiana, e Andrew Brown, pesquisador da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, quando você perde peso, você exala sua gordura.

O nosso corpo necessita de uma determinada quantidade de energia para conseguir funcionar corretamente e essa energia é obtida através da alimentação. Porém, quando consumimos mais energia do que gastamos, ela fica armazenada nas células adiposas, conhecidas como triglicérides, que são compostas de carbono, hidrogênio e oxigênio.

Quando consumimos menos energia do que gastamos, o nosso corpo absorve essa gordura armazenada. Esses triglicérides entram na corrente sanguínea e dividem-se em pequenos pedaços de ácidos graxos, que servirão como combustível para nosso corpo.

Para que isso seja possível, esses ácidos graxos são quebrados novamente em componentes químicos menores. Essa quebra de ligações químicas produz energia e, então, nosso corpo fica com um pouco de água e uma grande quantidade de dióxido de carbono (CO2).

A pesquisa indica que para queimar 1 kg de gordura, por exemplo, um humano precisa inalar em média 3 kg de oxigênio, acelerando os processos metabólicos, produzindo quase 1kg de CO2 e 500g de água. Essa água pode ser eliminada do corpo através de qualquer fluido corporal, mas são os pulmões que ficam responsáveis pela perda de peso, eliminando o CO2 do organismo.

De acordo com os autores do estudo, esse processo compõe o chamado ciclo harmonioso. Pois a gordura transformada em CO2 é devolvida para a atmosfera e se transforma em combustível para as plantas, principais alimentos que devemos consumir para uma boa saúde.

 
Por: Terra
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS