Destaque Atuais
00/00/0000 Voluntariado nas Olimpíadas em Brasília

O programa de voluntários dos Jogos Olímpicos de 2016 está com inscrições abertas até o dia 15 de novembro. Cerca de 45 mil pessoas do Brasil e exterior serão selecionadas para atuar em nove áreas: atendimento ao público, esportes, imprensa e comunicação, apoio operacional, produção de cerimônias, protocolo e idiomas, serviços de saúde, tecnologia e transportes.

Por ser cidade olímpica, onde serão realizadas partidas de futebol masculino e feminino, Brasília também receberá os voluntários. O Mané Garrincha terá papel importante nas Olimpíadas de 2016. A arena foi palco da abertura da Copa das Confederações de 2013 e de sete partidas da Copa do Mundo de 2014.

No total, serão recrutados cerca de 70 mil voluntários, sendo 45 mil para atuar nos Jogos Olímpicos, e outros 25 mil para os Jogos Paralímpicos.

Gratificante - Somente na área de saúde, serão cerca de 150 vagas. O servidor público Thiago Paschoal, de 25 anos, é um dos candidatos. Ex-militar, ele possui formação como socorrista e espera ser selecionado como voluntário para trabalhar durante os Jogos Olímpicos. \"É muito gratificante ter esses grandes eventos acontecendo na cidade\", conta.

Thiago leva no currículo a experiência de ter atuado como voluntário durante a Copa do Mundo. \"Foi muito bacana: conheci pessoas de outros países e estados, além de ter aumentado minha capacitação com os cursos de preparação e com o trabalho em si\", explica.

Oportunidade – Responsável pela área de saúde dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o médico João Alves Granjeiro explica que participar do evento é uma oportunidade ímpar: \"É uma excelente maneira de expandir a rede dentro da profissão, além de permitir a convivência com atletas de alta performance em diferentes modalidades.\"

Granjeiro também ressalta para os ganhos profissionais dos envolvidos. \"Em vários países, a participação em trabalhos voluntários é muito reconhecida e bem vista na formação de um bom profissional, pois demonstra espírito de equipe, comprometimento e entusiasmo\", detalha.

Os voluntários selecionados para trabalharem durante os Jogos receberão uniforme completo, alimentação e transporte. Também terão direito a um curso de inglês online para que possam aprender ou aprimorar o idioma. Haverá treinamento específico de acordo com a área de atuação de cada um, além de certificado de participação.

Brasil Voluntário - A experiência com o voluntariado durante a Copa do Mundo está sendo utilizada na seleção para os Jogos Olímpicos. O assunto foi tema de um seminário promovido semana passada na Universidade de Brasília (UnB). Durante o evento, buscou-se identificar as ações em cada uma das universidades que participaram do programa Brasil Voluntário, durante a Copa das Confederações e da Copa do Mundo.

O diretor do Departamento de Gestão de Programas do Ministério do Esporte, Randal Farah, avaliou como bem sucedido a parceria institucional que envolveu governo, instituições de Ensino Superior, organizações da sociedade civil e as pessoas que trabalharam durante o Mundial. \"O sentido de parceria proporcionou o atendimento aos turistas e delegações internacionais que foi sucesso e notícia no mundo inteiro. Este é um grande legado\", afirmou Farah.

Serviço:

Inscrição para o Programa de Voluntários dos Jogos Olímpicos de 2016

Data: até 15 de novembro

Site: http://www.rio2016.com/voluntarios/

Podem participar do programa os interessados que tenham acima de 18 anos a partir de fevereiro de 2016 (não há limite máximo de idade), Ensino Fundamental completo, disponibilidade para participar do processo seletivo e da própria atuação no período dos Jogos.

 

Fonte: Secretaria de Turismo

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
AR YAPUANA | AR YAPUANA | Fármacia de Manipulação Gislaine | Pizza Á Bessa |