Destaque Atuais
23/01/2019 G1 Zé ramalho inspirou Aluna , e a resposta foi nota mil no Enem Aluna nota mil na redação do Enem se inspirou em música de Zé Ramalho e estudou 12 horas por dia: 'Persistência'
G1
G1
"Gabriela Fonseca, de 21 anos, fez os argumentos baseados nos versos de 'Admirável Gado Novo'. Ela é de Tangará da Serra, fez cursinho preparatório durante quatro anos e pretende cursar medicina."

A estudante Gabriela Fonseca, de 21 anos, que tirou nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, fez o texto inspirado nos versos da música 'Admirável Gado Novo', do cantor Zé Ramalho. Ela é de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, e pretende cursar medicina.

Gabriela transformou os versos em argumentos na redação do Enem. "Ela (música) fala sobre a população, sobre a massa e fala um pouco sobre alienação e então achei que no tema sobre alienação poderia se encaixar", contou.

A estudante foi a única mato-grossense a tirar nota máxima em redação. "Nunca imaginei que fosse a única no estado inteiro entre tantos alunos. Foi uma surpresa", declarou.

Para obter esse resultado, se dedicou muito aos estudos. Gabriela fez cursinho em Cuiabá durante quatro anos. A rotina era de mais de 12 horas diárias de estudo.

 

"Sempre foi cansativo, porque o cursinho é cansativo, mas tive persistência, paciência, tive o apoio dos meus pais, do meu irmão. Eu fazia cursinho integral, chegava em casa e estudava mais um pouco", disse.

 

 
Ela estudava 12 horas por dia  — Foto: TVCA/ Reprodução

Ela estudava 12 horas por dia — Foto: TVCA/ Reprodução

 

 

  No cursinho preparatório, ela exercitava muito a produção e interpretação de texto. "Lia bastante, coisas que os professores indicavam, como livros, músicas, para entender e citar trechos de livros", afirmou.

  O tema da redação foi "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet".

"Não esperava esse tema, esperava que fosse outro tema, fiquei bem nervosa, mas no decorrer da prova fui me acalmando, ficando mais tranquila, fazendo anotações", contou.

Ao retornar para casa, Gabriela não imaginava que pudesse obter esse resultado. Segundo a mãe dela, Maria Fonseca, a filha não sabia se tinha ido bem na prova, mas na última sexta-feira (18), quando viu o resultado, Gabriela nem acreditou que fosse verdade.

Depois da surpresa, ela se prepara para tentar uma vaga no curso de medicina em uma universidade pública.

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS