Com muita ginga e empoderamento, projeto Sementes do Cerrado oferece aulas gratuitas de capoeira no DF

Estima-se que mais de 240 pessoas serão diretamente impactadas pelo ação que compreende crianças, adolescentes, adultos e também idosos

O projeto Sementes do Cerrado, que promove a inclusão social por meio da prática esportiva, já está com inscrições abertas para alunos de todas as idades. Realizado pela Casa de Cultura Telar com fomento do Ministério do Esporte, a iniciativa terá oito meses de duração e será sediada pela ADSC, a Associação Desportiva e Cultural Sementes do Cerrado, que fica localizada na região administrativa de Ceilândia.

Ao todo, o projeto irá oferecer quatro oficinas esportivas em que os alunos terão direito a acompanhamento profissional, coordenação pedagógica ativa, uniformes e demais materiais necessários para a realização das aulas. A turma de Capoeira Regional, que será comandada pelo professor José Diogo, acontece às terças e quintas das 18h30 às 20h30 e será destinada para crianças e adolescente de 4 a 14 anos. Já a turma de Capoeira Angola será coordenada pela professora Paula Emily, a Mestranda/Treinel Catuaba, e irá ocorrer durantes às quartas e sextas, das 20h às 22h, para alunos a partir de 15 anos de idade.

“Para nós, a capoeira vem cumprindo um papel fundamental nas periferias pois ela alcança espaços onde o Estado muitas vezes não chega, despertando na comunidade o reconhecimento, a identidade e o empoderamento que, por vezes, estão adormecidos dentro de cada um. Com isso, a capoeira vem para atuar como um agente de resgate da história, da ancestralidade e da força do povo preto que compõe, majoritariamente, o público das periferias onde atuamos”, destaca Paula, coordenadora do projeto.

A iniciativa também irá oferecer aulas de Ginástica Localizada para pessoas de 20 a 45 anos de idade, durante as quartas e quintas, e Atividade Física Orientada às terças, a partir das 18h30, e aos sábados, a partir das 9h, para alunos entre 50 e 80 anos de idade. Ambas oficinas serão lecionadas pelo professor Carlos Eduardo, o Mestre Bicudo, que além de coordenador do projeto também é fundador da Associação Desportiva e Cultural Sementes do Cerrado, a ADSC, que está atuando em parceria com a Casa de Cultura Telar na execução do projeto no território de Ceilândia.

“Nossa proposta de modo geral é promover a inclusão social, fortalecer vínculos comunitários e cuidar da saúde integral do público atendido. No campo esportivo, buscamos trabalhar corpo e mente; no campo cultural, queremos tocar as camadas mais profundas no despertar da identidade e autoestima das nossas crianças e jovens e de toda a comunidade, do coração da Ceilândia”, ressalta o Mestre Bicudo.

Com oito meses de duração, os interessados em participar deverão responder um formulário online que ficará disponível para consulta até o dia 27 de maio pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSea4qk6apZrw–wGO94-e58aRi7d14xx-4lFIEIaT4HIR2Oeg/viewform?pli=1.

Serviço

Projeto Sementes do Cerrado

Local: EQNN 4/6, Área Especial, Ceilândia Sul, Brasília – DF

Inscrições:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSea4qk6apZrw–wGO94-e58aRi7d14xx-4lFIEIaT4HIR2Oeg/viewform?pli=1.

Instagram: @adsc_sementes_do_cerrado / @casadeculturatelar

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *