Somos todos filhos da mãe
Você sabe a origem do xingamento mais bizarro da língua portuguesa? Pois sim, tudo tem uma história, né gente?
Mas vejam que interessante. De acordo com o português Sérgio Luiz de Carvalho, num episódio do Observatório Almedina (youtube), o xingamento tem origem no Século XVIII, no reinado de Dom João V.
Pois, esse rei teve várias amantes e dentre elas, estava uma madre chamada Madalena Máxima, que deu à luz a Gaspar, portanto, filho bastardo do rei.
Em 1758, Gaspar se torna Arcebispo Primaz de Braga. E reza a lenda que Gaspar escreveu uma carta à sua mãe, Madalena, onde dizia algo mais ou menos assim:
“Mãe, eu agora sou Arcebispo Primaz de Braga, e tu entenderás mãe, que, um filho de rei, mesmo sendo um filho bastardo, é filho de rei. Logo, só tem pai, não tem mãe.”
Diante desta carta, sua mãe lhe respondeu:
“Meu filho. Um filho bastardo, mesmo sendo filho de rei, é sempre um bastardo. Logo, se é bastardo, não tem pai, só tem mãe. Portanto meu filho, tu és apenas, um grande filho da mãe.”
E assim, essa expressão passou a ser sinônimo de bastardo. Eis a origem desse xingamento mais bizarro de nosso mágico idioma português!
Brincadeiras à parte, nós da Pepper temos muito orgulho em sermos grandes filhos e filhas da mãe. Mãe, essa fonte de amor incondicional e inexplicavel. Feliz Dia das Mães! ❤️✨