Jornal da Inglaterra alerta: turistas do país são ‘presas fáceis’ do ‘Boa noite, Cinderela’ no Brasil
‘The Sun’: para a polícia brasileira, turistas britânicos são alvos devido à sua potencial ingenuidade em relação ao que está acontecendo, à tendência de carregar itens caros e dinheiro em espécie e ao desconhecimento da região
O jornal inglês “The Sun” publicou que turistas do Reino Unido se tornaram “presas fáceis” para golpes no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, principal destino dos visitantes do país europeu e alertou para o golpe do “Boa Noite, Cinderela”.
“Houve um aumento nos incidentes em que turistas, principalmente no Brasil, se envolvem com mulheres atraentes que frequentam bares e casas noturnas, supostamente adicionam sedativos potentes às suas bebidas e as roubam quando perdem a consciência. Esses golpes, conhecidos como ‘Boa Noite, Cinderela’, fizeram com que vários britânicos acordassem e encontrassem seu dinheiro, pertences e passaportes roubados por essas mulheres, que frequentemente operam em gangues em pontos turísticos populares no Rio de Janeiro”, afirmou a publicação.
De acordo com o “Sun”, a polícia brasileira afirmou que os turistas britânicos são vistos como “presas fáceis” devido à sua potencial ingenuidade em relação ao que está acontecendo, à tendência de carregar itens caros e dinheiro em espécie e ao desconhecimento da região.
Bayard do Coutto Boiteux, da Associação dos Embaixadores do Turismo do Rio de Janeiro, afirmou ao diário britânico que o problema geralmente decorre do turismo sexual:
“O que acontece é que alguns turistas vêm ao Brasil em busca de turismo sexual, o que é completamente inapropriado. Não somos, de forma alguma, um paraíso sexual. Quando eles vêm aqui em busca de turismo sexual, uma série de coisas pode acontecer porque não há um controle efetivo das autoridades sobre a prostituição.”
“Num momento de desatenção, esss mulheres colocam um comprimido na bebida delas. E esse comprimido costuma causar sonolência, um estado de espírito que tira a pessoa da rotina. E então, essas mulheres costumam ir para o local onde os turistas estão hospedados, o que também é perigoso”, emendou o brasileiro.
Em agosto, dois casos de turistas britânicos que caíram no “Boa noite, Cinderela” ganharam as páginas policiais do Brasil e do exterior. Imagens que circularam em redes sociais mostram o momento em que um dos turistas cai desacordado na praia de Ipanema, Zona Sul do Rio. Ele desembarca de um táxi e anda cambaleando pelo calçadão até cair na areia. Em seguida, uma testemunha conseguiu gravar as três mulheres suspeitas pelo golpe fugindo de táxi do local.
No depoimento à Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) as vítimas contaram que conheceram as mulheres durante uma roda de samba na Lapa e depois foram para bares na Zona Sul do Rio. Em Ipanema, um dos jovens contou que recebeu uma caipirinha de uma das suspeitas e, após beber, perdeu a consciência.
Depois, o homem afirma que teve transferido mais de 16 mil libras (R$ 116 mil na cotação atual) de suas contas bancárias. Os homens foram socorridos e levados para a UPA de Copacabana, onde ficaram até recuperar a consciência horas depois.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2025/e/4/nJm501SNWf6ykh3tSt9Q/arte-39-.png)
As suspeitas foram identificadas Amanda Couto Deloca, de 23 anos, Mayara Ketelyn Americo da Silva, de 27, e Raiane Campos de Oliveira, de 28. O trio foi detido.
“Enquanto isso, Francini Demétrio Sitas, conhecida como ‘Rainha do Boa Noite, Cinderela’, foi presa no início de julho, suspeita de drogar, roubar e agredir um francês no Rio de Janeiro”, acrescentou o “Sun”.
*Com informações de Extra