Hospital Santa Lúcia apresenta nova equipe de Medicina Materno-Fetal

Maior centro hospitalar do Distrito Federal amplia estrutura e lança a mais avançada estrutura integrada de cuidado materno-fetal de Brasília, com foco em gestação de alto risco e procedimentos intrauterinos

A Maternidade do Hospital Santa Lúcia Sul (HSLS), referência em cuidados obstétricos e neonatais de alta complexidade no Distrito Federal, realizou, na última terça-feira (18), um evento para apresentar a nova composição da equipe de Medicina Materno-Fetal e anunciar a mais avançada estrutura integrada de cuidado materno-fetal do Distrito Federal, reunindo diagnóstico, intervenção fetal, parto e UTI neonatal no mesmo centro.

O grupo passa a contar com os especialistas Dr. Matheus Beleza e Dr. Evaldo Trajano, que se unem às médicas Dra. Danielle do Brasil e Dra. Camille Ramos na condução de casos de gestação de alto risco e procedimentos intrauterinos.

A reformulação marca um novo momento para o serviço de Medicina Fetal do HSLS, que amplia sua capacidade de atendimento e inaugura uma linha de cuidado contínua e integrada entre obstetrícia, medicina fetal e UTI neonatal — um modelo considerado de excelência no manejo perinatal.

“O objetivo é reforçar o elo entre a obstetrícia, a medicina fetal e a neonatologia, oferecendo diagnósticos, tratamentos e seguimento em um mesmo centro de referência”, explica o médico Dr. Ângelo Pereira, coordenador de Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade do Hospital Santa Lúcia. “Vamos ampliar horários ambulatoriais e emergenciais, oferecer novos procedimentos intrauterinos e garantir maior cuidado integral e seguro para mãe e o bebê”, ressalta.

A ampliação da equipe, altamente especializada, permitirá que gestantes com quadros complexos realizem, em Brasília, procedimentos como biópsia de vilo corial, amniocentese, transfusão sanguínea intrauterina, ablação a laser e cirurgias fetais, por exemplo, que até então demandavam deslocamento da paciente para outros centros no país. “A partir de agora, o Hospital Santa Lúcia oferece todo o ciclo de atendimento — do diagnóstico ao parto e cuidados neonatais — dentro do mesmo hospital, com o suporte das equipes de obstetrícia, medicina fetal e UTI neonatal”, destaca Dr. Ângelo.

Integração e tecnologia em prol da vida

Para o médico Dr. Matheus Beleza, especialista em Medicina Fetal e de gestação de Alto Risco, e um dos novos integrantes da equipe do Hospital Santa Lúcia, a iniciativa reforça a missão do hospital de oferecer um cuidado que começa ainda no ventre materno e acompanha a família em todas as etapas da gestação.

“É um projeto com propósito claro de iniciar o cuidado antes mesmo do nascimento, possibilitando que essa jornada assistencial se inicie no intraútero e tenha continuidade ao longo de toda a vida desta família”, afirma o médico.

A Maternidade do Hospital Santa Lúcia conta ainda com infraestrutura moderna e tecnologia de ponta, comparável aos principais centros internacionais. Com a chegada dos novos especialistas, a instituição passa a atuar de forma plenamente integrada, com fluxos e protocolos unificados entre obstetras, especialistas em medicina fetal, neonatologistas, anestesistas e equipes de imagem, garantindo previsibilidade, segurança e comunicação constante com as famílias.

“A excelência em Medicina Fetal começa muito antes dos procedimentos fetais. Ela se constrói na qualidade do olhar, na comunicação entre as equipes e no cuidado contínuo e integrado. Nossa meta é que essa paciente se sinta amparada do início ao fim da gestação, em todas as suas necessidades”, reforça o Dr. Matheus Beleza.

Diagnóstico precoce e humanização

O novo modelo de atendimento reforça também a importância do rastreamento precoce durante o pré-natal. O ultrassom permanece como a principal ferramenta para o acompanhamento do desenvolvimento do bebê, com protocolos que asseguram, no mínimo, quatro rastreamentos básicos, além dos exames ultrassonográficos, como o rastreamento de doenças genéticas no feto, o de pré-eclâmpsia precoce, o de prematuridade e o de cardiopatias congênitas, além do acompanhamento do crescimento e do bem-estar fetal.

Além da tecnologia, o cuidado humanizado também é marca registrada na Maternidade do Hospital Santa Lúcia, que conta com equipe multiprofissional especializada e com uma das UTIs neonatais mais completas de Brasília, e referência em atendimento de alta complexidade.

“Investimos fortemente na área de perinatologia, tanto em infraestrutura quanto em recursos humanos. A integração entre diagnóstico fetal, parto e UTI neonatal é o que garante mais segurança e tranquilidade às famílias”, conclui o Dr. Ângelo Pereira.

Cirurgia fetal inédita reforça liderança do HSLS

Em 2022, a médica cirurgiã fetal e especialista em Gestação de Risco do Hospital Santa Lúcia, Dra. Danielle do Brasil, realizou uma cirurgia fetal inédita no Brasil, enquanto a paciente estava acordada — procedimento que ganhou repercussão internacional e foi reportagem especial da mídia britânica BBC. A intervenção permitiu corrigir uma malformação ainda no útero, reduzindo riscos para o bebê e ampliando as chances de um desfecho seguro.

A complexidade da cirurgia consolidou o Hospital Santa Lúcia como referência nacional em medicina fetal de alta complexidade, ao reunir equipe experiente, estrutura tecnológica avançada e suporte integrado.“Esse procedimento mostrou a nossa capacidade de conduzir intervenções raras e extremamente delicadas com total segurança, e reforça a nossa responsabilidade e compromisso com práticas de excelência na medicina fetal”, afirma Dra. Danielle do Brasil.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *