O protocolo da monarquia que Meghan Markle quebrou em entrevista taxada de ‘cringe’ na web, segundo especialista: ‘Ficou parecendo boba’
A Duquesa de Sussex fez questão de ser anunciada por seu título real durante conversa com escritora
A entrevista de Meghan Markle publicada pela revista Harper’s Bazaar na última quarta-feira (19) segue dando o que falar. Agora, um especialista na etiqueta da monarquia britânica revelou que a Duquesa de Sussex quebrou um protocolo real em momento descrito no artigo.
Em meio a falas de Markle sobre seu relacionamento com o Príncipe Harry e outras reflexões, a escritora Kaitlyn Greenidge, que conduziu a entrevista, incluiu no texto a revelação de que a estrela de ‘Suits’ segue sendo anunciada como uma integrante da realeza britânica nos ambientes que entra.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e7c91519bbbb4fadb4e509085746275d/internal_photos/bs/2025/Z/a/olnOpaQt2HFtIN1uNzgg/hbz120125cover-nolines-690e3853cc33e.jpg)
Greenidge e Markle conversaram em Nova York, em uma casa que pertence a um dos amigos da duquesa. “Quando eu entro, o gerente da casa anuncia: ‘Meghan, Duquesa de Sussex’, mesmo que estivéssemos apenas ele e nós duas na casa”, a autora do texto contou.
Richard Fitzwilliams, especialista que foi editor da série de livros publicada anualmente ‘The International Who’s Who’, explicou qual é o protocolo correto para situações como essa, citando como exemplo a Rainha Elizabeth II (1926 – 2022).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e7c91519bbbb4fadb4e509085746275d/internal_photos/bs/2025/Y/q/LvRbjBSG2gjxA5Zd68dg/harry-meghan-nova01.jpg)
“Frequentemente tenho a impressão de que Meghan levou a sério o ditado de Oscar Wilde: ‘Amar a si mesmo é o começo de um romance para toda a vida'”, ele ironizou, acrescentando que o anúncio com pompa de realeza “renderia uma ótimo esquete em ‘South Park'”.
“Isso diz muito, em uma entrevista calculada para não ofender, sobre a importância que Meghan atribui ao seu status real”, Fitzwilliams continuou em entrevista ao jornal Daily Mail.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e7c91519bbbb4fadb4e509085746275d/internal_photos/bs/2025/A/y/dyCqjtTFO5JTkOszdSxg/gettyimages-2241007251.jpg)
O especialista relembrou ainda que, em trecho do documentário ‘Harry & Meghan’, a atriz fez chacota das apresentações reais: “Houve aquela cena constrangedora em que ela fez uma reverência de brincadeira, imitando o que aconteceu quando conheceu a rainha Elizabeth II pela primeira vez. Ela chamou aquilo de ‘medieval'”.
Mas afinal, qual seria o jeito certo? De acordo com Fitzwilliams, o normal é que o convidado seja apresentado ao integrante da realeza, e não o contrário.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e7c91519bbbb4fadb4e509085746275d/internal_photos/bs/2025/P/q/xNv2pbSaKZxnKl1uhOpw/meghan-nova-nova.jpg)
“Alguém obviamente é anunciado quando, por exemplo, James Bond chega para escoltar a rainha Elizabeth nas Olimpíadas. Ele é anunciado como ‘Sr. Bond, Vossa Majestade’ e então entra”, ele explicou, relembrando a performance do ator Daniel Craig com Elizabeth nas Olimpíadas de 2012.
“Meghan quer ter uma auréola na cabeça durante a entrevista ao não dizer nada desagradável sobre ninguém e ao estar cheia de pensamentos positivos. No entanto, ao usar seu título dessa maneira inestimavelmente cômica, ela diz muito sobre si mesma. Ela poderia estar sozinha e ainda assim ser anunciada”, o expert completou após argumentar que Meghan “ficou parecendo boba” com a situação.
Na web, internautas também zombaram do anúncio. “Imagine ser tão convencida a ponto de pedir para o funcionário de outra pessoa anunciar sua chegada com um título formal, como se você estivesse entrando em um grande evento”, um usuário do X (antigo Twitter) escreveu. “A melhor parte do artigo é quando Meghan exige ser anunciada por seu título completo (nos Estados Unidos) quando a repórter chega. Muito cringe”, disse outro, enquanto o terceiro completou: “Ela é americana e está nos Estados Unidos. Por que ela usa esse título aqui? Ridículo”.
*Com informações de Revista Monet