Céu fica rosa durante nevasca e intriga moradores no Reino Unido
Caso aconteceu em Birmingham e fenômeno chamou atenção nas redes, levantando teorias sobre aurora boreal, mas explicação foi bem mais simples
Uma nevasca rara transformou a paisagem de Birmingham, no Reino Unido, na noite de quinta-feira, e entregou um espetáculo inesperado: o céu da cidade ficou intensamente rosa, intrigando moradores e provocando uma enxurrada de comentários nas redes sociais. Houve quem apostasse em um pôr do sol fora do comum ou até na aparição surpresa da aurora boreal. Mas o mistério acabou tendo uma explicação bem menos extraordinária.
O responsável pelo fenômeno foi a utilização de luzes LED cor-de-rosa no campo do St Andrew’s, estádio da equipe do Birmingham City. O apresentador de meteorologia da rede BBC, Simon King, afirmou que a presença de nuvens e a precipitação de neve tornavam o céu mais reflexivo, e o estádio St. Andrew’s foi apresentado como a origem da luz.
“Condições atmosféricas com nuvens baixas, e até mesmo durante a neve, podem tornar o céu um pouco mais reflexivo e mostrar o brilho da iluminação pública, dos edifícios e até mesmo das luzes roxas dos estádios de futebol”, afirmou King.
Imagens parecidas também foram registradas na cidade de Hednesford, localizada a 37 km de Birmingham, aumentando a curiosidade em relação ao fenômeno.
O Hednesford Town Football Club, clube da cidade, anunciou nas redes sociais que um fenômeno similar, ocorrido no começo da semana, foi provocado pelas luzes de LED do campo, que “ajudaram a grama a crescer e se recuperar, mantendo-nos prontos para buscar os três pontos, e não a aurora boreal”.
Já Grahame Madge, porta-voz do Met Office, serviço de meteorologia do Reino Unido, explicou que a luz azul é dispersa com mais facilidade pela neve e pelas gotículas de água no ar, o que permite que tons mais longos, como vermelho e laranja, se destaquem.
Como resultado, o céu pode parecer rosa ou alaranjado, mesmo na ausência de fenômenos raros.
*Com informações de Extra