A declaração polêmica de autor de ‘Conclave’ sobre processo de escolha do novo Papa: ‘A coisa mais próxima com ‘Traidores’ da vida real’

O processo de escolha do substituto do Papa Francisco (1936-2025) terá início em 7 de maio

O conclave que escolherá o substituto do Papa Francisco (1936-2025) está marcado para começar na próxima quarta-feira, dia 7 de maio. Às vésperas do início do processo, chamou atenção uma declaração polêmica em torno das dinâmicas de escolha do novo pontífice. A fala partiu do escritor Robert Harris, autor do livro ‘Conclave’, obra que inspirou o filme homônimo lançado em 2024 e protagonizado pelo ator Ralph Fiennes.

Robert Harris tem 68 anos e outros livros de sucesso em seu currículos. Obras escritas por ele já inspiraram filmes celebrados como ‘O Escritor Fantasma’ (2010) e ‘O Oficial e O Espião’ (2019). Em entrevista à emissora de TV britânica BBC, ele comparou o processo de escolha do novo papa ao reality show ‘Traidores’.

Material de divulgação do reality show Traidores, da emissora de TV britânica BBC — Foto: Divulgação
Material de divulgação do reality show Traidores, da emissora de TV britânica BBC — Foto: Divulgação

Exibido pela mesma BBC, o programa ‘Traidores’ é um jogo no qual um grupo de pessoas instalado em um castelo precisa eliminar indivíduos infiltrados entre eles que visam disseminar a discórdia. A produção já teve três temporadas. O competidor que sobreviver às eliminações leva um prêmio de £120 mil, hoje o equivalente a cerca de R$ 600 mil.

Papa Francisco — Foto: Instagram
Papa Francisco — Foto: Instagram

“[É] a analogia mais próxima que consigo pensar”, disse Robert Harris após expor o paralelo visto por ele entre ‘Traidores’ e as dinâmicas do conclave. “De repente, todos se voltam para uma pessoa – você não consegue entender o porquê, particularmente, mas isso acontece. E, de uma forma engraçada, uma dinâmica semelhante ocorre em um conclave, o que é a razão pela qual muitas vezes ele resulta em uma surpresa”.

Caixão onde repousa o corpo do Papa Francisco — Foto: Getty
Caixão onde repousa o corpo do Papa Francisco — Foto: Getty

Depois Harris sugeriu que partidos políticos invistam em dinâmicas semelhantes para a escolha de suas lideranças: “Fechar a porta e dizer que você não vai sair até ter chegado a um resultado concentra a mente – e se você olhar para trás, os papas têm sido bastante bons”.

Ralph Fiennes em cena de Conclave (2024) — Foto: Reprodução
Ralph Fiennes em cena de Conclave (2024) — Foto: Reprodução

Ele encerrou contando: “Eu não encerrei a pesquisa do romance pensando que essa era uma ideia terrível e que eu deveria escrever um romance para expor o quão horrível isso é. De certa forma, o livro mostra que um conclave funciona”.

Dirigido pelo cineasta Edward Berger, ‘Conclave’ levou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado na cerimônia de 2025 da premiação hollywoodiana. A obra ainda foi indicada em outras sete categorias, incluindo Melhor Filme. Assista ao trailer da produção:

*Com informações de Revista Monet

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *