Após incêndio criminoso e disputa, tronco de gameleira histórica é removido da Asa Norte, no DF

Poda completa foi realizada após incêndio que se estendeu por três dias; advogado que mora perto ateou fogo no tronco. Raízes da gameleira ainda serão removidas em outro momento.

Uma semana após o incêndio criminoso, a Novacap conseguiu finalizar a poda da gameleira histórica da 704/705 da Asa Norte nesta segunda-feira (20). A árvore, de quatro décadas, queimou por dias na última semana – o que dificultou o trabalho da companhia.

Segundo a Novacap, ainda será necessária uma nova operação para remover as raízes da árvore. A ação está prevista para a próxima semana e pode impactar novamente o trânsito na região.

A madeira que foi podada será reaproveitada como composto orgânico em projetos paisagísticos da Novacap, após passar por um processo de trituração e compostagem.

A poda foi necessária após um homem, de 40 anos, atear fogo na árvore localizada na 704/705 da Asa Norte, em Brasília. A Polícia Civil investiga o caso como crime ambiental. (Veja detalhes abaixo)

Nas imagens, o homem aparece acompanhado por uma criança. É possível ver o clarão provocado pelas chamas.

No depoimento à polícia, o advogado disse que estava acompanhado do filho. E que, quando as chamas se alastraram pelo tronco, ele se arrependeu e acionou o Corpo de Bombeiros do DF.

O homem foi indiciado por crimes ambientais, incêndio e dano qualificado – se condenado, as penas podem chegar a 11 anos de prisão.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *