Autor de ‘Conclave’ diz que ordenação de mulheres será a principal questão na escolha do próximo Papa
O longa foi um dos principais nomes na disputa pelas estatuetas do Oscar deste ano
O conclave para definir o substituto do Papa Francisco (1936-2025) está marcado para começar na próxima quarta-feira (7). Em meio a tantas previsões e especulações sobre o futuro da Igreja Católica, o escritor britânico Robert Harris decidiu chamar a atenção para um dos pontos que considera fundamental para a escolha do próximo líder da instituição.
Mas afinal, qual a relação do romancista com o catolicismo? Harris é o autor de ‘Conclave’, livro publicado em 2016 que serviu de base para o filme homônimo lançado em 2024. O longa protagonizado por Ralph Fiennes foi um dos destaques do Oscar deste ano e voltou a ser assunto após a morte de Francisco no último dia 21.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e7c91519bbbb4fadb4e509085746275d/internal_photos/bs/2025/z/i/uAvubWSeulwlwYCOKw1A/captura-de-tela-2025-05-05-as-06.38.44.png)
Durante participação no programa de televisão britânico ‘The News Hour with Mark Austin’, o escritor defendeu que a abordagem do próximo Papa acerca da presença feminina na Igreja será crucial dado o “momento político profundo no mundo”.
Harris se disse “chocado” pelo contraste entre os ensinamentos da bíblia e a grandeza associada ao papado. As discrepâncias entre a palavra pregada por Jesus, em sua visão, também são evidenciadas pela exclusividade masculina na função de padre.
“Particularmente no século XXI, é possível que Jesus Cristo desejaria que metade da população não pudesse assumir um papel importante para espalhar sua palavra? Não vejo como isso não seria a questão a ser encarada pela igreja nos próximos anos”, ele argumentou.
Para embasar sua opinião, Harris citou exemplos de outras religiões, como o judaísmo, que tem “mulheres rabinas, os anglicanos têm episcopisas; por que não pode ser o caso da Igreja Católica permitir a ordenação de mulheres? Talvez eles não permitam, mas acredito que essa será uma grande questão”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e7c91519bbbb4fadb4e509085746275d/internal_photos/bs/2025/D/e/iBa0C5Q2i7jBDt46girQ/captura-de-tela-2025-02-24-as-08.19.26.png)
Em 1994, o Papa João Paulo II reafirmou que mulheres não podem receber o título e defendeu que a Igreja Católica “não tem autoridade” para alterar essa definição.
Harris explicou que conversou com um cardeal que participou de um conclave em sua pesquisa para escrever o livro. Isso o ajudou a descrever os procedimentos com maior precisão. Ainda segundo seu relato, a inclusão da Irmã Agnes, interpretada por Isabella Rossellini na adaptação cinematográfica, na obra foi um caminho que ele encontrou para “dar voz a essas mulheres” no ambiente dominado por homens.
Dirigido por Edward Berger, ‘Conclave’ levou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado na cerimônia de 2025. A obra ainda foi indicada em outras sete categorias, incluindo Melhor Filme. Confira o trailer do longa abaixo.
*Com informações de Revista Monet