‘Barco voador’ 100% brasileiro promete revolucionar transporte fluvial; conheça
O veículo criado por startup amazonense terá capacidade de levar até dez passageiros, ou o equivalente a uma toneladas em carga
“Barco voador” existe? Sim! E este aqui é brasileiro! O Volitan é um projeto 100% nacional, desenvolvido pela startup amazonense AeroRiver. O “barco” foi projetado para aprimorar o transporte de cargas e passageiros na Amazônia, tendo a capacidade de transportar até dez passageiros ou o equivalente a uma tonelada em carga. O veículo pode atingir a velocidade de 150 km/h, tendo a decolagem e o pouso realizadas em rios.
O veículo, que está sendo desenvolvido há quatro anos, promete reduzir emissões de carbono e revolucionar o transporte fluvial na região. O Volitan utiliza o “efeito solo”, um princípio aerodinâmico que permite voar a poucos metros da água, reduzindo o consumo de combustível e o impacto ambiental.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2025/b/I/a0UXTyS4yx599FZ9HIKQ/captura-de-tela-2025-11-17-151648.png)
“A previsão é que os testes em água comecem já no primeiro trimestre de 2026, aqui mesmo na Amazônia. Nessa fase, vamos realizar ensaios de flutuabilidade, navegação e voo, também testando o nosso sistema de assistência à pilotagem, que é uma forma, uma tecnologia desenvolvida pela AeroRiver para tornar a operação mais simples e ainda mais segura”, disse o cofundador e diretor de negócios da startup, Tulio Duarte, ao portal Agência Brasil.
A proposta principal do meio de transporte é atender rotas de turismo sustentável, transporte de insumos, passageiros, patrulha e segurança dos rios e serviços de saúde em comunidades mais isoladas.