Bobbie Goods: benefícios de livros para colorir vão além do bem-estar
Especialistas explicam como atividades manuais, como colorir os livros Bobbie Goods, podem ser benéficas para a saúde
Colorir é uma atividade simples, muitas vezes associada à infância, mas que de tempos em tempos volta a cair no gosto de adultos. A atividade se popularizou novamente este ano com o Bobbie Goods, uma série de livros para colorir criados pela ilustradora Abbie Bobbie Gouveia, da Califórnia.
Compostos por desenhos de animais, como coelhos, ursos, patinhos e gatos em situações cotidianas, os livros têm ganhado espaço na rotina de adultos que buscam por momentos de bem-estar, foco e tranquilidade.
Especialistas apontam que a atividade impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas porque envolve atenção plena, tomada de decisões e memória de trabalho.
“A prática regular de atividades cognitivas é essencial não apenas para a prevenção de doenças neurodegenerativas, mas também para a manutenção das funções cerebrais ao longo do envelhecimento. O cérebro precisa ser desafiado de maneira constante para preservar suas habilidades”, destaca a neurologista Thaís Augusta Martins, do Hospital Santa Lúcia, em Brasília.
Além de livros de colorir, leitura, aprendizado de novos idiomas, resolução de palavras cruzadas, envolvimento com artes manuais e atividades criativas são formas eficazes de estimular diferentes domínios cognitivos.
Benefícios dos livros de colorir
- Livros de colorir reduzem o uso excessivo de telas, como celulares, tablets e televisão, promovendo um descanso de dispositivos digitais.
- A atividade promove momentos relaxantes, que diminuem os níveis de estresse e ansiedade e proporcionam momentos de pausa.
- Colorir exige movimentos precisos e controle, ajudando na melhora da coordenação motora, especialmente em crianças.
- Como a atividade demanda atenção, ela auxilia no aumento da concentração.
- Pintar livros de colorir é alternativa de autocuidado, ajudando as pessoas a desacelerar a rotina, aumentar a criatividade e cuidar da saúde mental.
O que acontece no cérebro ao colorir
O ato de colorir mobiliza uma rede neural complexa. O córtex visual é ativado para processar formas e cores, enquanto o córtex motor primário, os núcleos da base e o cerebelo coordenam os movimentos das mãos e dos dedos. Ao mesmo tempo, o córtex pré-frontal — responsável pelo planejamento, organização e atenção sustentada — trabalha na escolha das cores e no respeito aos limites dos desenhos.
Como se trata de uma atividade livre de cobranças, colorir livros como o Bobbie Goods reduz a atividade de áreas associadas ao estresse. O sistema de recompensa do cérebro também está presente no processo, liberando dopamina e aumentando a sensação de prazer e realização.
*Com informações de Metrópoles
