CAIXA Cultural Brasília recebe o premiado musical “Bertoldo, o Tubarão que queria ser gente”
O espetáculo infantil da Buia Teatro (AM) propõe uma reflexão poética sobre empatia, poder e humanidade
A CAIXA Cultural Brasília apresenta, de 5 a 13 de fevereiro, o musical “Bertoldo, O Tubarão Que Queria Ser Gente“, uma criação da Buia Teatro. Companhia amazonense reconhecida por representar o teatro de infâncias pelo Brasil e mundo afora. Com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, a montagem chega a Brasília para uma temporada especial de 10 sessões com entrada gratuita.
O espetáculo é uma fábula musical inspirada no texto “Se os Tubarões Fossem Homens”, de Bertolt Brecht, renomado autor do século XX, conhecido como o pai do teatro moderno. A peça propõe uma reflexão poética sobre empatia, poder e humanidade, sob o olhar curioso e sensível das crianças. A fábula, atual, divertida e contundente, fala de poder, manipulação e responsabilidade coletiva, sem subestimar a inteligência do público mirim.
Em cena, o encontro entre a força crítica de Brecht e a estética inventiva da Buia Teatro une música ao vivo, formas animadas e uma encenação de rara delicadeza visual. Com isso, “Bertoldo” convida o público a mergulhar em um universo simbólico e mostra que aprender é um processo útil e agradável e pode ser muito divertido.
Dirigido por Tércio Silva, o espetáculo nasceu de um processo colaborativo com crianças e tem trilha original em parceria com Gustavo Kurlat, um dos mais premiados compositores de músicas infantis no Brasil. O texto é da Christine Rohrig, considerada a “neta de Brecht” no Brasil.
A peça já percorreu grandes palcos do país, como as CAIXAS Culturais Curitiba, Rio de Janeiro e Fortaleza, o FIT Rio Preto e Festival de Teatro da Amazônia.
Sobre a Buia Teatro:
Fundada em 2015, em Manaus, por Tércio Silva e Maria Hagge, a Buia Teatro Company é uma das mais destacadas companhias brasileiras dedicadas ao teatro para as infâncias. Com sede própria no centro histórico da capital amazonense, desenvolve um trabalho autoral, comprometido com a escuta ativa das crianças, a experimentação estética e a valorização da cultura do Norte do Brasil.
Ao longo de sua trajetória, a companhia recebeu importantes reconhecimentos nacionais e internacionais, como o Prêmio Cenym de Melhor Grupo de Teatro do Brasil (2022), além de indicações e premiações pela APTR (Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro) e pelo CBTIJ/ASSITEJ Brasil. O grupo já se apresentou em países como Argentina, Turquia, Itália e França.
Serviço
[MUSICAL] “Bertoldo, O Tubarão que Queria Ser Gente“
Local: CAIXA Cultural Brasília – SBS – Quadra 4 – Lotes 3/4
Datas: de 5 a 13 de fevereiro de 2026
Horários: 5/2 (quinta), às 10h; 6/2 (sexta), às 10h e às 19h; 7/2 (sábado), às 10h e às 16h; 8/2 (domingo), às 10h; 10/2 (terça), às 10h; 11/2 (quarta), às 10h; 12/2 (quinta), às 19h; e 13/2 (sexta), às 19h
Duração: 55 minutos
Entrada gratuita: sessões de 5 a 8/02 – retirada a partir de 1 hora antes de cada sessão, na bilheteria do teatro; e sessões de 10 a 13/02 – retirada a partir das 13h do dia 9/02 no site Bilheteria Cultural (bilheteriacultural.com.br)
Classificação indicativa: livre
Capacidade: 407 lugares
Acesso para pessoas com deficiência
Estacionamento: gratuito aos finais de semana e feriados e de terça a sexta a partir das 18h
Mais informações: site da CAIXA Cultural
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
