CULTURA JAPONESA EM ALTA NO CCBB BRASÍLIA
MOSTRA “O CINEMA DE HIROKAZU KORE-EDA OFERECE CURSO E DEBATE SOBRE A OBRA DE
UM DOS MAIORES CINEASTAS DA ATUALIDADE
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Para além dos filmes, o público da mostra “O CINEMA DE HIROKAZU KORE-EDA”, em cartaz no CCBB Brasília até 22 de junho, terá a oportunidade de se aprofundar mais na obra do mestre e saber um pouco mais da cultura japonesa. No dia 18 de junho (quarta-feira), às 19h será promovida uma roda de conversa em torno dos filmes de Kore-eda com a curadora Raquel Gandra e com os convidados Ciro I. Marcondes, professor, pesquisador e crítico, e a professora do curso de Audiovisual da Universidade de Brasília Mariana Souto. O acesso é livre, porém é necessário adquirir entrada na bilheteria.
Além disso, será oferecido um curso com o professor Pablo Gonçalo, professor do curso de Audiovisual da Universidade de Brasília (FAC-UnB) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da mesma universidade. O curso será realizado de 18 a 20 de junho, com aulas sempre às 16h30. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSexaHYPVOEUcoZiCQNDbxWlolx6BJACfk4amAH3_WY1VzD9FA/viewform
HIROKAZU KORE-EDA – Nascido em Tóquio em 1962, Hirokazu Kore-eda foi criado em uma sociedade tradicional, patriarcal e conservadora. O diretor acompanha a recente turbulência política e estagnação econômica do Japão, a emergência do documentário contemporâneo, as mudanças na família e a perda dos vínculos sociais.
Em seus filmes, assume o desafio de colocar em relevo as contradições e ambiguidades da cultura e de nos fazer perceber que mesmo uma sociedade rica e avançada tecnologicamente depende de valores e afetos que têm origem na vida comunitária. Isso está presente em filmes como Assunto de Família, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2018 e reconhecido pelo público internacional.
O cineasta japonês foi muito aclamado não só por grandes críticos brasileiros, como José Carlos Avellar e por cineastas importantes, como Eduardo Coutinho, mas também pelo público que se comoveu recentemente com o drama Monster (2023), em que Kore-eda aborda na sua forma peculiar temas sensíveis como bullying e homofobia na adolescência.
VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA MOSTRA NO SITE: https://ccbb.com.br/brasilia/programacao/o-cinema-de-hirokazu-kore-eda/
INSCRIÇÕES PARA O CURSO: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSexaHYPVOEUcoZiCQNDbxWlolx6BJACfk4amAH3_WY1VzD9FA/viewform
Ficha Técnica
Curadora
Raquel Gandra
É artista visual, cineasta, curadora e produtora cultural. Formada em Comunicação Social e Mestre em Belas Artes pela UFRJ, realizou um ano de intercâmbio em Cinema pela Universidade de Paris VIII e concluiu um Master em Fotografia Artística e Documental (2019) no Porto, em Portugal.
Desde 2005, dirigiu e produziu mais de 10 curtas-metragens de maneira totalmente independente, selecionados e premiados em festivais de cinema nacionais e internacionais, tais como Porto Femme, Interface Video Art Festival, 1666 – Festival Internacional de Cinema 16mm, FEMINA, FBCU, FANTASPOA, Mostra do Filme Livre, Cinemúsica, Curta o Curta, Curta Canoa e Curta 8. Em 2021, realizou a curadoria da “Mostra Habitando Margens e Fronteiras” como parte da programação oficial do cineclube Vila das Artes, do Instituto Iracema (Ceará). Em 2022, foi contemplada pelo Edital Retomada Cultural II, através do qual foi coordenadora, idealizadora e curadora do Projeto “Galeria Mundo”, que contou mais de 100 fotografias de 12 mulheres artistas brasileiras de 11 estados, expostas em praças de três municípios do Rio de Janeiro. Em 2023, co-programou a sessão de curtas-metragens brasileiros do Festival Itinerante Courts Circuits 66, no sul da França.
Palestrantes do debate:
Mariana Souto
Professora do curso de Audiovisual da Universidade de Brasília (FAC-UnB) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da mesma universidade. Realizou pós-doutorado (bolsas FAPESP e Capes) na ECA-USP, sob supervisão de Ismail Xavier. Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, com prêmio Capes de Melhor Tese na área de Comunicação e informação (2017). Foi curadora do Janela Internacional de Cinema de Recife, do Festival Internacional de curtas de BH, da mostra Corpo e cinema (Caixa Cultural) e do Cineclube Comum. Diretora de arte do longa-metragem O Último Episódio (em finalização), do curta Quintal (André Novais, exibido em Cannes (premiado em diversos festivais), assistente de direção de Fantasmas (André Novais, premiado em diversos festivais internacionais), Quinze (Maurilio Martins), Dona Sônia (Gabriel Martins), assistente de montagem de No coração do mundo (exibido em Rotterdam e outros festivais), entre outros filmes. Autora do livro Infiltrados e invasores – uma perspectiva comparada sobre relações de classe no cinema brasileiro (2019).
Ciro Inácio Marcondes
Professor, crítico e pesquisador nas áreas de Histórias em Quadrinhos e Cinema. Leciona no curso de Comunicação e no Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília. É Doutor em Comunicação e Mestre em Literatura pela Universidade de Brasília, com estágio de doutorado-sanduíche em Paris IV-Sorbonne. É o editor do site www.raiolaser.net, especializado em crítica de Histórias em Quadrinhos, e do podcast Lasercast. Já ministrou diversos cursos sobre cinema, comunicação e histórias em quadrinhos para espaços como CCBB e Espaço Cult. Participou da comissão de seleção e júri de festivais e mostras como Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Curta Brasília e Lobo Fest. Em 2021 publicou o livro ZIP – Quadrinhos e Cultura Pop (Editora Metrópoles), e realizou trabalho de pesquisa pós-doutoral como professor visitante na Faculty of Modern and Medieval Languages and Linguistics da Universidade de Cambridge. Em 2023 lançou seu segundo livro, Mundo Míope (Editora Confraria do Vento), de poemas.
Professor do curso:
Pablo Gonçalo
Professor do curso de Audiovisual da Universidade de Brasília (FAC-UnB) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da mesma universidade. Entre 2014 e 2016 participou da comissão curatorial do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, organizando debates e selecionando tanto os curtas quanto os longas da Mostra Competitiva. Tem doutorado pela UFRJ, com passagem pela Universidade Livre de Berlim. Em 2019 realizou pesquisa de pós-doutorado sobre a história do roteiro no cinema brasileiro e na Hollywood clássica, em parcerias com a USP, e foi professor visitante da Universidade de Chicago como bolsista da Fulbright. É autor dos livros O cinema como refúgio da escrita: roteiros e Paisagens em Peter Handke e Wim Wenders (Annablume, 2016) e Hollywood de Papel: roteiros não filmados de Ben Hecht, Billy Wilder e Frances Marion (Zazie, 2022). Publicou na Folha de São Paulo, Cinética, Cult, La Furia Umana, Senses of Cinema etc.
Acessibilidade
A ação “Vem pro CCBB” conta com uma van que leva o público, gratuitamente, para o CCBB Brasília. A iniciativa reforça o compromisso com a democratização do acesso e a experiência cultural dos visitantes.
A van fica estacionada próxima ao ponto de ônibus da Biblioteca Nacional. O acesso é gratuito, mediante retirada de ingresso, no site, na bilheteria do CCBB ou ainda pelo QR Code da van. Lembrando que o ingresso garante o lugar na van, que está sujeita à lotação, mas a ausência de ingresso não impede sua utilização. Uma pesquisa de satisfação do usuário pode ser respondida pelo QR Code que consta do vídeo de divulgação exibido no interior do veículo.
Horários da van:
Biblioteca Nacional – CCBB: 12h, 14h, 16h, 18h e 20h
CCBB – Biblioteca Nacional: 13h, 15h, 17h, 19h e 21h
Sobre o CCBB Brasília
O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília) foi inaugurado em 12 de outubro de 2000. Sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.
Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, o CCBB Brasília dispõe de amplos espaços de convivência, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.
Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, projeto contínuo de arte-educação, que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz, acolhendo o público espontâneo e, especialmente, estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, ao longo do ano, por meio de visitas mediadas agendadas.
Em 2022, o CCBB Brasília se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, cuja renovação anual ratifica o compromisso da instituição com a gestão ambiental e a sustentabilidade.
Serviço:
O CINEMA DE HIROKAZU KORE-EDA
Até 22 de junho
Patrocínio: Banco do Brasil
Curadoria: Raquel Gandra
Produção: Júlio Bezerra
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Governo Federal
Local: Cinema do CCBB Brasília
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF
Informações: (61) 3108 7600
Capacidade do cinema: 70 lugares
Ingressos: gratuitos – disponibilizados às 12h do dia anterior ao de cada sessão na bilheteria física ou em bb.com.br/cultura.
Classificação indicativa: conforme a programação
Programação: https://ccbb.com.br/brasilia/programacao/o-cinema-de-hirokazu-kore-eda/
Os ingressos são válidos somente para as respectivas sessões
Informações
E-mail: ccbbdf@bb.com.br
Site/ bb.com.br/cultura
Instagram/ccbbbrasilia
TikTok/@ccbbcultura