“Escândalo”: imprensa internacional reage ao afastamento de Ednaldo da CBF
Veículos do mundo todo repercutem turbulência no comando da Confederação Brasileira de Futebol
Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) nesta quinta-feira (15) e o fato ganhou destaque na imprensa internacional.
Na Argentina, o “El Gráfico” chamou a situação de “Escândalo no Brasil”. Compatriota, o “Olé”, chamou a situação de crise e destacou o clima turbulento dos bastidores da CBF.
O “Marca”, da Espanha, ressaltou que a notícia chega três dias após a ida de Carlo Ancelotti para o comando da Seleção Brasileira.
O espanhol “AS” destacou a decisão do tribunal do Rio de Janeiro e ressaltou o efeito imediato da decisão.
De Portugal, “O Jogo” chamou logo na manchete que a saída de Ednaldo Rodrigues da presidência acontece por conta de uma falsificação de assinatura.Play Video
O “Gazzetta dello Sport”, da Itália, ressaltou que o começo do Ancelotti é difícil no comando do Brasil.
No “L’Équipe”, da França, foi destacada a ordem da Justiça com uma foto de Ednaldo Rodriguez perto de Infantino, presidente da Fifa.
Entenda o afastamento de Ednaldo
Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência da CBF na quinta-feira (15) por decisão Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
O desembargador Gabriel De Oliveira Zefiro, da 19ª Câmara Cível, acatou pedido de Fernando Sarney, vice-presidente da entidade, com base em indícios de falsificação de assinatura em um acordo judicial que manteve Ednaldo no cargo.
Segundo a decisão, há “robustos indícios” de que o dirigente Antônio Carlos Nunes, o Coronel Nunes — que figura como signatário do acordo — não tinha condições cognitivas de assinar o documento.
O laudo médico, somado a uma perícia grafotécnica, levou o TJ-RJ a anular o acordo firmado em janeiro e a determinar o afastamento de Ednaldo.
Com isso, Fernando Sarney foi nomeado interventor provisório da CBF, responsável por convocar novas eleições “o mais rápido possível”.
*Com informações de CNN