Excelência no Cerrado: A nova safra de vinhos de Brasília prova estar no nível dos melhores do país em Avaliação Nacional

A inclusão de vinhos do Cerrado, especificamente de Brasília, entre os destaques da Avaliação Nacional de Vinhos, como a da Safra 2025, é um marco histórico para a vitivinicultura brasileira. Esta conquista, que em edições recentes já celebrou rótulos de dupla poda entre os mais representativos, reforça a excelência e a diversidade do terroir do Planalto Central.
Os vinhos do Cerrado, produzidos com a técnica da dupla poda superam o ceticismo inicial e provam a capacidade da região de gerar produtos de alta qualidade, com características únicas de sabor e aroma, colocando Brasília definitivamente no mapa das grandes regiões produtoras de vinho do Brasil.

Sócios da Fazenda Ercora e da Villa Triacca Hotel Vinícola & Spa e Vinhos – Divulgação

Essa conquista histórica deve ser creditada à visão e pioneirismo de produtores que ousaram investir na região. Nomes como Ronaldo Triacca (Villa Triacca), Erbert Araújo e Rodrigo Sucena (sócios proprietários da Ercoara), que estiveram presentes na ANV representando o grupo de Brasília, são centrais nessa transformação.
Ronaldo Triacca e Erbert Araújo não apenas investiram em suas vinícolas, mas se tornaram catalisadores do movimento “Vinhos de Inverno”, atuando para consolidar a Dupla Poda e o Cerrado de Altitude como um terroir respeitado.

A Villa Triacca e a Ercoara simbolizam a união de paixão pela terra e inovação tecnológica, quebrando paradigmas e demonstrando que, mesmo fora do tradicional Sul, é possível produzir vinhos que rivalizam com os melhores do país e, cada vez mais, do mundo.

Projeção Nacional e Internacional

A presença massiva de produtores de novas regiões na ANV – do Rio de Janeiro a São Paulo – e a inclusão de três rótulos de Dupla Poda entre os 16 melhores reforçam a declaração do enólogo Vagner de Vargas Marchi: o Brasil é o único país do mundo onde é possível produzir vinhos a partir de três tipos de viticultura: a Tradicional (Sul), a Dupla Poda (Cerrado e outras regiões de inverno seco) e a Tropical (Nordeste).

Com 18 estados (além do DF) produzindo vinhos, a vitivinicultura nacional vive um momento de diversificação sem precedentes.

A alta qualidade dos vinhos do Cerrado, endossada por prêmios na ANV e em outros concursos (o Marselan da Villa Triacca alcançou a excelente Mediana de Seleção de 94, e o blend da Ercoara foi igualmente aclamado), confere uma projeção internacional inédita à região.
O avanço não é apenas enológico, mas também no enoturismo. O sucesso dos vinhos de Brasília estimula a criação de rotas e empreendimentos, atraindo um público surpreso e entusiasta com a qualidade encontrada no coração do Brasil.
Os vinhos de Brasília não são apenas um produto; são a manifestação de um novo e promissor terroir que, no coração de Brasília, se projeta para o mundo.

Confira as 16 amostras selecionadas

Vinho base espumante

Pinot Noir – Vinícola Geisse (Pinto Bandeira/RS)
Pinot Noir – Casa Valduga (Bento Gonçalves/RS)
Vinho branco não aromático

Riesling Itálico – Vinícola Gaio (Flores da Cunha/RS)
Chardonnay – Vinícola Gazzaro (Flores da Cunha/RS)
Vinho branco aromático

Sauvignon Blanc – Vinícola Philosophia (São Roque/SP)
Moscato Giallo – Vinícola Grutinha (Caxias do Sul/RS)
Vinho rosé

Cabernet Franc – Vinhos Casacorba (Nova Roma do Sul/RS)
Vinho tinto jovem

Pinot Noir – Cooperativa Vinícola Aurora (Bento Gonçalves/RS)
Rebo – Vinícola Campestre (Vacaria/RS)
Vinho tinto

Marselan – Villa Triacca Hotel Vinícola & Spa (Brasília/DF)
Cabernet Sauvignon – NOVA Vinhos e Espumantes (Flores da Cunha/RS)
Cabernet Franc – Vinícola Don Guerino (Alto Feliz/RS)
Merlot – Vinícola Cerro de Pedra (Candiota/RS)
Tannat – Vinícola Monte Reale (Flores da Cunha/RS)
Cabernet Franc/Syrah/Marselan – Vinícola Ercoara
Touriga Nacional/Tannat/Petit Verdot/Tempranillo/Merlot/Cabernet Sauvignon – Vinícola Miolo (Bento Gonçalves/RS)

Su Maestri
Jornalista e Sommelière especializada em vinhos, jurada de enogastronomia

Redes Sociais :

Instagram: @vinhocapital

Facebook: vinhocapital

X-@vinhocapital

Email: vino.maestri@gmail.com

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *