Filme mexicano viraliza ao ‘anunciar’ morte do Papa Leão XIV; Entenda!
Trecho de ‘O Habitante’, filme mexicano da Netflix gravado em 2017, menciona óbito fictício de papa Leão XIV; saiba mais!
O filme de terror mexicano ‘O Habitante’, do diretor chileno Guillermo Amoedo, voltou aos holofotes após uma cena insólita viralizar nas redes sociais: uma reportagem fictícia dentro do longa anuncia a morte do papa Leão XIV por septicemia.
O detalhe que chamou a atenção é que o filme foi gravado em 2017, um ano antes de sua estreia nos cinemas mexicanos, e oito anos antes da eleição real do pontífice, cujo nome acabou coincidindo com o mostrado na obra.
O trecho aparece logo nos primeiros minutos do filme, antes mesmo do título surgir na tela, quando um personagem assiste a um telejornal que noticia: “Segundo os primeiros relatórios emitidos pelo Vaticano, o papa Leão XIV faleceu em decorrência de uma septicemia e de um colapso pulmonar irreversível”.
O filme
Diante da curiosa coincidência, Guillermo, de 42 anos, declarou ao jornal argentino ‘Clarín’ que a escolha do nome papal e da causa da morte não se tratam de premonição, mas sim de resultado de uma pesquisa sobre profecias católicas.
“Usei trechos de antigas profecias, como as visões de São Malaquias e outras teorias envolvendo o papado — e, dessa pesquisa, surgiu o nome de Leão XIV”, explicou.
Se as pessoas analisarem o filme com cuidado, certamente encontrarão muitas outras ‘coincidências’ além do nome do papa”.
Lançado oficialmente em 2018, ‘O Habitante’ conta a história de três irmãs — María, Camila e Ana — que invadem uma casa para cometer um roubo, mas encontram no porão uma jovem aparentemente sequestrada. O que parecia ser um resgate se transforma rapidamente em um pesadelo, ao descobrirem que a garota está possuída por uma entidade demoníaca.
O novo papa
O cardeal norte-americano Robert Prevost, de 69 anos, adotou o nome de Leão XIV para seu pontificado. Nascido em Chicago em 14 de setembro 1955, o novo papa é o primeiro estadunidense na história a ser escolhido para liderar a Santa Sé, e o segundo pontífice a ter nascido no continente americano.
Conhecido por seu perfil progressista e aproximação aos ideais de Francisco, Prevost, em seu primeiro discurso como Santo Padre, acenou à continuidade ao legado de seu antecessor, repercute a CNN Brasil.
Agora Leão XIV, o pontífice é conhecido por sua ação missionária no Peru nos anos 1980, a qual o aproximou do catolicismo latino-americano, tendo sido apelidado de “pastor de duas pátrias”. Dessa forma, o estadunidense representa também uma potencial unidade religiosa entre as Américas Latina e Anglo-Saxônica.
*Com informações de Aventuras na História