Gansos somem de parque, e moradores temem que estejam virando ceia de Natal no Reino Unido
Um vereador de Newport afirma que aves estão sendo roubadas para consumo e levanta suspeitas às vésperas da data
O desaparecimento de gansos em um parque no País de Gales gerou preocupação entre os moradores, que suspeitam que os pássaros possam estar sendo furtados para serem servidos na ceia de Natal. De acordo com um vereador, animais têm sumido do Black Ash Park, em Newport, exatamente antes das celebrações de fim de ano.
O parque é conhecido por ter uma presença forte de gansos e patos, de forma a atrair visitantes que gostam de alimentar e observar as aves. Porém, nos últimos dias, os animais começaram a desaparecer, levantando suspeitas de que estariam sendo levados para consumo.
De acordo com o Conselho Britânico de Avicultura, cerca de 250 mil gansos são consumidos no período do Natal no Reino Unido, e cada ave costuma servir, em média, seis pessoas.
Nas redes sociais, moradores reagiram aos desaparecimentos sugerindo que “migrantes seriam os culpados”, em referência a antigas preocupações envolvendo europeus orientais acusados de retirar cisnes e carpas de rios britânicos. Não há, no entanto, qualquer evidência que sustente essa teoria. Pelo menos cinco gansos, que pertenciam a um morador local, desapareceram apenas nesta semana.
O vereador Allan Morris afirmou à imprensa local que foi procurado pelo dono das aves.
“Na última semana, fui contatado pelo proprietário, que está preocupado porque cinco de seus gansos desapareceram e as pessoas estão os levando para comer. Eles reduziram significativamente os números e não é coincidência que o Natal esteja chegando”, afirmou Morris.
Em uma publicação nas redes sociais, Morris fez um apelo à população: “Falando sério, isso não tem graça. Se você vir alguém assediando ou tentando capturar um dos gansos ou patos, confronte a pessoa ou ligue para um dos vereadores do distrito, e nós avisaremos o proprietário. Se você quer um ganso para a ceia de Natal, compre em um supermercado ou em um açougue tradicional.”
Episódio acontece depois de caso parecido
O episódio acontece poucos dias depois de outro caso que fortaleceu as suspeitas de ligação com o período natalino. No dia 15 de dezembro, 70 gansos destinados ao consumo foram encontrados abandonados em um campo em Terrington St Clement, em Norfolk. Após a descoberta, o Conselho local fez um apelo urgente por informações e afirmou suspeitar de relação com o Natal.
No total, 31 gansos-cinzentos foram encontrados com cordas amarradas ao redor do pescoço e com o peito retirado. Na cidade de Wisbech, também no Reino Unido, no dia 7 de dezembro, foram encontrados outros 39 gansos-de-pés-rosados com os peitos removidos. De acordo com as autoridades, os dois grupos de aves foram mortos a tiros e abandonados nas estradas do país.
A vereadora Sandra Squire, integrante do gabinete responsável pelo Meio Ambiente e Zona Costeira, afirmou que as aves foram mortas sem qualquer fiscalização e que “claramente foram abatidas para consumo”. Além disso, nas palavras dela, não houve “nenhuma supervisão do processo nem garantia de que não tenham sofrido de forma indevida”.
E alertou ainda para riscos à saúde pública.
“Eles foram esquartejados sem qualquer controle sobre o manuseio da carne. As aves podem estar doentes, e o abate pode ter ocorrido em condições insalubres, tornando a carne insegura para consumo humano”, disse a vereadora.
Ela pediu que qualquer pessoa com informações entre em contato com as autoridades para ajudar a interromper esse tipo de prática. Um porta-voz do conselho local afirmou que é razoável suspeitar que o abate e o descarte dos gansos estejam ligados ao período de Natal.
*Com informações de Extra