Jogos de Inverno 2026: Harmonizações de vinhos e sobremesas geladas para entrar no clima

Sommelière da Wine indica combinações leves e geladinhas para curtir as competições

No dia 6 de fevereiro de 2026, a Itália abre oficialmente os Jogos Olímpicos de Inverno. O evento multiesportivo, que acontece a cada quatro anos, reúne modalidades disputadas no gelo e na neve. No Brasil, o contraste chama atenção: enquanto as provas vão ao ar na TV e nos streamings, o país vive o auge do verão. Pensando nisso e inspirando-se nesse evento gélido, Thamirys Schneider, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo traz algumas harmonizações geladinhas de sobremesas com vinhos que, de quebra, irão refrescar e colocar no clima da atração internacional.  

“Para começar, vale lembrar que a harmonização de vinhos com comidas doces tem alguns pontos de atenção. Como o açúcar preenche muito o paladar e adormece as papilas gustativas, vinhos mais secos tendem a parecer mais amargos, ácidos e até mesmo mais tânicos, no caso dos tintos, proporcionando uma experiência desagradável e atropelando os sabores do prato e vinho. Portanto, é melhor seguir o princípio de similaridade e harmonizar as sobremesas com vinhos tão doces como elas ou de superior doçura, com potencial de somar às suas características e criar uma experiência saborosa”, diz a sommelière. 

A especialista da Wine também cita que é interessante sempre levar em conta a estrutura da receita do prato: “Sobremesas mais leves, cítricas e frutadas pedem por vinhos mais leves, como os elaborados com as uvas Moscatel, Sauvignon Blanc, Riesling e Torrontés. Já as que trazem ingredientes mais intensos, feitas à base de chocolate, cremes e caramelos, pedem por vinhos mais encorpados ou fortificados, especialmente tintos, como Vinho do Porto ou de colheita tardia.” Também é possível brincar com os contrastes, como trazer um vinho de acidez elevada para as sobremesas com maior presença de gordura e, assim, criar uma combinação que limpe o paladar. Observar características em comum entre o vinho e a sobremesa também é um bom critério de harmonização. Vale, por exemplo, optar por vinho leve com notas de frutas vermelhas para harmonizar com uma sobremesa que tem frutas vermelhas. Outra dica é servir os vinhos doces mais geladinhos, para equilibrar o dulçor e deixar tudo mais saboroso. 

  • Pudim com espumante docinho

Um pudim geladinho é sempre uma boa pedida de sobremesa. Com diversas variações, a versão tradicional, de leite, é a mais replicada – e cada família tem suas técnicas de preparo para preparar a um pudim lisinho, cremoso e muito saboroso. Para harmonizar, os espumantes adocicados são ótimas escolhas, pois acompanham bem a estrutura do prato e têm doçura na medida certa. Aromático e bem docinho, o Espumante Dadá de Finca Las Moras Nº 7 White Sweet é uma boa indicação para esse prato. 

(https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-dada-de-finca-las-moras-n%C2%BA-7-white-sweet/prod26550.html

  • Bolo de coco gelado com Moscatel 

O bolo de coco é uma receita afetiva que lembra a casa de vó, está presente em muitas festas de aniversário, tornando-se uma sobremesa tradicional e afetiva. Gelado, macio e bem úmido, com sabor marcante de coco e servido geladinho, combina bastante com os dias quentes. Para harmonizar, prefira vinhos brancos ou espumantes mais docinhos. Se tiver sabor ou aroma de coco, a harmonização ficará incrível. Vinhos brancos de colheita tardia, ou versões mais adocicadas de Torrontés, Riesling ou Moscatel farão uma ótima combinação. O Espumante Maraví Moscatel é um bom exemplo para acompanhar esta sobremesa, pois possui doçura delicada na medida certa, paladar cremoso e bastante frutado, o que enriquece a combinação, além de ter um frescor ímpar. 

(https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-maravi-moscatel/prod30798.html)

  • Mousse de limão com um vinho branco cítrico e docinho

Cremosa, leve e refrescante, a mousse de limão é super versátil e costuma proporcionar um excelente equilíbrio entre doçura e cítrico, além de textura cremosa e sabor envolvente. Para harmonizar, opte por vinhos brancos leves, cítricos, aromáticos, frescos e docinhos, como Moscato d’Asti, Riesling e Sauvignon Blanc adocicados. Uma opção certeira para essa sobremesa é o U By Undurraga Sauvignon Blanc Suave 2024. Este rótulo é bastante aromático, possui notas cítricas e nuances florais e herbáceas, deixando a combinação bem rica em aromas. Na boca, é leve, tem bom equilíbrio entre doçura e acidez, e ainda agrega refrescância.

(https://www.wine.com.br/vinhos/u-by-undurraga-sauvignon-blanc-suave-2024/prod30841.html)

  • Cheesecake de frutas vermelhas com rosé leve e frutado

A cheesecake é uma sobremesa norte-americana que caiu no gosto dos brasileiros e marca sempre presença nas confeitarias. Com textura cremosa e mais densa, sabor levemente ácido e adocicado, e uma base crocante de biscoito, esse prato pode ser elaborado com diferentes caldas, sendo a mais tradicional a de frutas vermelhas.Para harmonizar, opte por vinhos brancos, rosés e espumantes mais adocicados e com maior acidez. Notas de frutas vermelhas, assim como notas florais, irão somar muito bem à experiência. Outra dica é optar por vinhos mais cremosos e volumosos para acompanhar a estrutura da sobremesa. Se quiser uma experiência com contraste rico e instigante, pode trazer até mesmo um Porto Ruby, que deixará a harmonização mais intensa e robusta com suas notas de frutas maduras. Para uma escolha mais delicada, aromática e refrescante, a sugestão é harmonizar com o exemplar Enigma D.O.C. Vinho Verde Rosé, um vinho com notas de frutas vermelhas maduras, delicado e super refrescante.

(https://www.wine.com.br/vinhos/enigma-doc-vinho-verde-rose/prod31718.html

  • Torta Gelada de Chocolate com um vinho fortificado

A torta de chocolate é uma sobremesa mais densa, com o pronunciado sabor do chocolate e uma combinação de texturas. Costuma contar com uma base crocante e sequinha, além de um recheio cremoso e com sabor marcantes, então, é interessante priorizar exemplares tintos mais intensos, robustos e adocicados para harmonizar, como o Vinho do Porto, Madeira ou Marsala, vinhos fortificados, tintos de colheita tardia ou tintos tranquilos, produzidos pelo processo de vinificação tradicional, num estilo mais adocicado. 

A dica é o Burmester LBV Porto 2019, exemplar produzido com uva de uma única safra e engarrafado entre 4 a 6 anos após sua vindima.  Com atrativa coloração rubi profunda com reflexos violáceos, é um rótulo com aromas expressivos, frescos e delicados onde as notas de fruta pretas maduras se unem com notas balsâmicas, herbáceas, florais e de chocolate. Na boca, é elegante, macio e encorpado. Possui taninos que envolvem completamente o sabor arrebatador das frutas e especiarias. Trata-se de um exemplar medalha de ouro Mundus Vini que vai tornar a sobremesa ainda mais complexa e saborosa. 

(https://www.wine.com.br/vinhos/burmester-lbv-porto-2019/prod30471.html

Sobre a Wine

A Wine foi fundada em 2008. A empresa, que já nasceu online há 15 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo.Com a missão de conectar mais pessoas por meio da paixão pelo vinho e tornar o vinho um produto hiper disponível no mercado brasileiro, além do Clube Wine, a marca atua com o e-commerce www.wine.com.br, o app Wine Vinhos (disponível para download na AppStore e Google Play) e possui 13 lojas físicas no Brasil. São duas unidades na capital paulista, uma no Rio de Janeiro e 10 em cidades como Ribeirão Preto, Campinas, Salvador, Natal, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Além disso, a Wine está presente no México, com o clube de assinatura “Vino como quieras”.Ao lado da Cantu Grupo Wine e da Bodegas Grupo Wine, marcas que atuam com foco no B2B, a empresa compõe o Grupo Wine, que ocupa o primeiro lugar no ranking de importação e se consolidou como o grupo número 1 de vinhos no Brasil.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *