Lançamento: web série resgata a história de resistência na América Latina

A Associação ARTISE de Arte Cultura e Acessibilidade e a Tupac Assessoria, Eventos e Produção Cultural anunciam o lançamento da web série “Gracias a La Vida”, que estreia na próxima quinta-feira, 13 de novembro, com exibição no YouTube e no canal 12 da NET – TV Comunitária do DF.

A série de seis episódios revisita a saga dos povos latino-americanos, focando na intensa batalha ideológica e na pressão geopolítica que pavimentaram o caminho para a violência institucional e os golpes de Estado nos anos 60, do Brasil ao Cone Sul. Para isso, utiliza-se da música, da imagem, da poesia e da história para expor como os interesses colonialistas tentaram silenciar a voz do continente latino-americano. 

Segundo o roteirista Pedro Tierra, “A web série ‘Gracias a la Vida’ não é apenas entretenimento, é um convite visceral para que o espectador  mergulhe na saga dos povos latino-americanos’.

 “Gracias a la Vida” é uma viagem no tempo circular no qual os povos latino-americanos constroem e reconstroem a luta contra a dominação imperialista dos Estados Unidos. Recorre à força de suas expressões culturais, a música e a poesia, para afirmar sua identidade, denunciar a opressão e infundir esperança”, diz Tierra.

Dorival Brandão, idealizador e diretor geral  do Projeto Gracias a La Vida,  reforça o papel  da arte  na história de luta e resistência dos povos latino-americanos. 

“Nos anos de chumbo, quando golpes e ditaduras romperam com a democracia e tentaram silenciar os sonhos da América Latina, a colonização se reinventou em forma de censura e medo, mas nas batidas dos tambores, nas danças, nas vozes e nos versos, a resistência acendeu sua chama. Recontar essa história é soprar vida sobre as brasas da memória — porque a arte sempre foi, e ainda é, a mais luminosa arma contra a tirania e o esquecimento” , afirma Dorival.

Caráter pedagógico
A web série ‘Gracias a la Vida’ nasce da urgência de contar a nossa história – a história do país e da América Latina – que tem sido, de tantas maneiras, omitida, escondida e apagada dos livros de história e do cotidiano.  Contar essa história especialmente para os jovens, que não conhecem e por vezes não têm a real dimensão dos fatos.

A obra é  uma valiosa ferramenta pedagógica e cultural, sendo especialmente voltada para professores e educadores em busca de material rico e sensível para o debate histórico e social; estudantes de História, Ciências Sociais e áreas afins; interessados em aprofundar o conhecimento sobre a América Latina e interessados em memória, resistência, política e identidade cultural latino-americana.

Vozes da Resistência
Gracias a La Vida,  que conta com o fomento do Ministério da Cultura (MinC), traz entrevistas realizadas com personalidades históricas como Hamilton Pereira (Pedro Tierra), Nilmário Miranda, Maninha, Maria Laura Sales Pinheiro, Ivonete Santiago e Dagmar Pereira,  que vivenciaram e participaram ativamente dos momentos de revolução e resistência no Brasil. São testemunhos vivos que trazem à luz os fatos e narrativas esquecidas e que precisam ser lembradas.

Continuidade
O projeto é uma continuação do legado artístico e político do aclamado Musical Gracias a La Vida, última obra teatral dirigida por Hugo Rodas (1939-2022). O musical, com roteiro do poeta Pedro Tierra e direção geral de Dorival Brandão, utilizou a música e a poesia latino-americanas para tocar o coração e o pensamento dos espectadores e envolvê-los em uma jornada pelas revoluções do sul do continente americano.

Ficha Técnica
Coordenação e Direção Geral: Dorival Brandão
Roteiro: Piedro Tierra
Adaptação de roteiro:  Nathalia Calvet
Produção Executiva: Alexandre Rangel
Direção Musical: Alex Paz
Direção Artística e Cenográfica: Ana Matuza
Direção de Fotografia: Daniel Bora Bora
Direção Técnica: Mar Nóbrega
Operador de Câmera:  Daniel Alexandre
Som e Edição de Vídeo/Animação: Valerinho Xavier
Maquiagem: Lanuza Queiroz
Identidade Visual: Renata Rangel
Elenco (Narração): Anna Moura
Atores: Sheila Campos e Vinícius Bórba
Músicos: Elen Fagundes, Chico Nogueira, Alex Paz, José Cabrera, Walber da Matta, Dido Mariano, Leander Motta,Filipe Silva, Derick Heliston e Samuel Daniel
Realização: Associação Artise de Arte Cultura e Acessibilidade
Produção: Tupac Assessoria, Eventos e Produção Cultural
Fomento: Ministério da Cultura (MinC)

Detalhes do Lançamento:
O Quê: Web Série “Gracias a la Vida”
Quando: Estreia 13 de novembro
Onde:  YouTube do Projeto Gracias a La Vida e todas as quintas-feiras, a partir do dia 13/11, às 15h30, um episódio será exibido no canal 12 da NET e no YouTube da TVCOMDF

Contatos para Imprensa:  Ísis Dantas – isisdantas@gmail.com e (61) 98115-9068 (WhatsApp)

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *