Lua do Lobo ilumina o início do ano e marca a primeira Lua cheia de 2026

Esta será também uma superlua, uma das três que poderão ser vistas no ano de 2026 – além de janeiro, ela também poderá ser vista em novembro e em dezembro

A primeira Lua cheia do ano é conhecida popularmente como “Lua do Lobo”, denominação tradicional no Hemisfério Norte. Ela poderá ser observada com mais destaque neste sábado (3). O nome tem origem nos povos indígenas da América do Norte, que utilizavam as fases da Lua como referência para marcar o tempo e as mudanças das estações.

A expressão diz respeito ao período do inverno rigoroso no norte do continente, quando os lobos costumam se tornar mais ativos. Assim, muitos ouvem seus uivos durante as noites iluminadas pela Lua cheia. Ao longo do tempo, o fenômeno também passou a ser chamado por outros nomes, como “Lua Serena” e “Lua Central”, dependendo da tradição cultural.

Lua do Lobo
A observação da chamada Lua do Lobo pode começar ainda no fim da tarde, logo após o pôr do sol. Assim, em condições favoráveis, sem a presença de nuvens, o satélite natural começa a surgir no horizonte entre 17h30 e 18h, no horário local. O nome, segundo a Nasa, está diretamente ligado ao fato de essa Lua cheia ocorrer exclusivamente no mês de janeiro.

Além disso, a primeira Lua cheia do ano recebe diferentes denominações em diversas culturas ao redor do mundo. Entre elas estão Lua do Gelo, Lua após o Yule, Lua Velha, Shakambhari Purnima, Paush Purnima, Lua do Festival Thaipusam, Lua do Festival Ananda Pagoda, Duruthu Poya e Lua Cheia de Tu B’Shevat, refletindo tradições religiosas, espirituais e sazonais de diferentes povos.

Por fim, independentemente do nome, o fenômeno marca simbolicamente o início do ciclo lunar do ano. Costuma atrair a atenção de observadores do céu, fotógrafos e entusiastas da astronomia, que aproveitam a ocasião para contemplar o satélite natural em sua fase mais iluminada.

*Com informações de Terra

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *