Novamente, passageiros fizeram voo no Brasil sem nem imaginar o “passageiro” que estava no avião
A LATAM reporta que realizou mais um transporte especial na data de ontem, quarta-feira, 23 de julho, por meio de seu programa Avião Solidário.
A bordo do avião da LATAM, no compartimento de carga na “barriga” da aeronave, a onça-parda Loki, resgatada ainda filhote no Cerrado goiano, iniciou um novo capítulo de sua vida.

A felina foi transportada gratuitamente de Brasília (DF) para Navegantes (SC) por meio do programa Avião Solidário, em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). O destino final é o Zoológico de Pomerode, referência nacional no cuidado com grandes felinos.
Se o trajeto fosse feito por terra, seriam pelo menos 25 horas de viagem, exigindo paradas e atenção redobrada ao bem-estar do animal. No entanto, com apoio da LATAM Cargo, afiliada de cargas do grupo LATAM, Loki chegou ao seu novo lar em apenas 6 horas de deslocamento aéreo — uma diferença decisiva para seu conforto e segurança.
Dado que não há voos diretos de Brasília para Navegantes, entende-se que a operação incluiu uma parada em São Paulo ou em Guarulhos, cidades que contam com voos da LATAM chegando da capital federal e partindo para a cidade no litoral catarinense.
Loki foi resgatada em agosto de 2018 numa área rural entre Luziânia e Vianópolis, em Goiás, e acolhida pelo Zoológico de Brasília após passar pelo CETAS-DF (Centro de Triagem de Animais Silvestres), sob responsabilidade do Ibama. Criada por humanos até o resgate, a onça não pôde ser reabilitada para retorno à natureza, tornando-se um animal permanentemente sob cuidados humanos.
Agora, no Zoológico de Pomerode, Loki será integrada a um novo ambiente e passará a conviver com outros dois indivíduos da mesma espécie. A transferência faz parte do Plano de Ação Nacional (PAN) para Grandes Felinos e do Programa de Conservação ex situ do ICMBio, que articula instituições em prol da preservação de espécies ameaçadas.
Com o Avião Solidário, a LATAM reafirma seu compromisso com as comunidades e o meio ambiente na América do Sul, encurtando distâncias para levar ajuda, socorro e esperança a quem mais precisa.
Em 13 anos de existência, o programa Avião Solidário da LATAM, em conjunto com instituições parceiras, já realizou o transporte gratuito de mais de 868 toneladas de cargas e 4,6 mil animais no Brasil, entre muitas outras ações.
*Com informações de Aero In