Pombo verde neon causa alvoroço entre moradores e preocupa defensores de proteção à vida animal

Ave viralizou no TikTok e tem atraído pessoas de diversos locais para ver o pássaro de perto

Um pombo verde fluorescente vagando pelo centro da cidade de Northampton (Inglaterra) chamou a atenção dos moradores da região e gerou preocupação à Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA), entidade de defesa dos direitos dos animais, sobre o impacto que as tendências on-line podem ter sobre a vida selvagem.

A cor incomum da ave, vista pela primeira vez em junho, viralizou no TikTok e tem atraído pessoas de diversas localidades para ver o animal de perto. Mais de quatro milhões já assistiram a vídeos sobre o pássaro nas redes sociais, segundo a BBC.

“Um cara disse que veio de Londres e ouvi dizer que muitos estão viajando longas distâncias para vê-lo, o que é meio maluco, já que Northampton não é exatamente um ponto turístico. Ter um pombo como atração é bem engraçado”, disse o morador Alex Zambon ao jornal local “Northampton Chronicle & Echo”.

Há pelos menos seis vídeos diferentes do pássaro no TikTok, com mais fotos espalhadas pelo Facebook. Em todas as postagens, a ave está em frente à Igreja de Todos os Santos.

Depois que as imagens feitas em Northampton começaram a se espalhar on-line, alguns questionaram se elas teriam sido criadas por inteligência artificial ou aprimoradas de alguma forma, mas a equipe da BBC Verify disse que não havia evidências de manipulação digital.

Por que verde?

O editor de ótica da revista “Birdwatch”, Mike Alibone, afirmou que a coloração do animal provavelmente não tem origem natural.

“Certamente parece que foi tingido, e a coloração verde é muito artificial”, disse.

Embora algumas dietas influenciem a pigmentação de um pássaro — como os flamingos, que ficam rosados ao comer, principalmente, camarão —, Alibone rejeitou essa teoria nesse caso:

“Não acredito que uma dieta incomum seja responsável por ter um efeito tão drástico na plumagem.”

Um porta-voz da RSPCA, entidade de defesa dos animais, comentou que eles suspeitavam que as penas o animal tivessem sido pintadas ou tingidas, algo que não é raro. No ano passado, um pombo azul foi visto em Maidenhead, no condado de Berkshire, e outro rosa e amarelo foi resgatado por um santuário animal em no condado de Lincolnshire.

“Infelizmente, de vez em quando ouvimos falar de incidentes envolvendo animais afetados dessa forma. Tememos que as tendências das mídias sociais possam estar alimentando isso”, lamentou um porta-voz da RSPCA.

Aqueles que viram o pássaro afirmaram que ele está voando normalmente e não parece estar em perigo, mas a instituição alertou que ser tingido ou pintado pode causar problemas.

“Pintar intencionalmente as penas de um pombo pode ser perigoso para o animal. Isso pode causar problemas de saúde, prejudicar sua capacidade de voar e torná-los mais vulneráveis a predadores”, explicou um representante da instituição.

Tintas e corantes também podem ser tóxicos para os animais, que provavelmente tentariam limpar qualquer substância dessas de suas penas, resultando na ingestão delas.

“Até a próxima muda, este pombo provavelmente estará em maior risco na natureza”, acrescentou o porta-voz da RSPCA.

* Com informações de Extra

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *