Prestação de contas do 1º quadrimestre de 2025 evidencia avanços em controle interno, execução orçamentária e transparência na gestão da saúde pública do DF

Nesta sexta-feira (10/10), o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) apresentou, durante audiência pública na Câmara Legislativa do DF (CLDF), o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), referente ao 1º quadrimestre de 2025. A sessão foi proposta pela deputada Dayse Amarílio, presidente da Comissão de Saúde, e reuniu autoridades e representantes do Instituto para acompanhar a prestação de contas da instituição.

A mesa de abertura contou com a presença da deputada Dayse Amarílio, do presidente do IgesDF, Cleber Monteiro, do promotor de Justiça Clayton Germano, da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus), e do presidente do Conselho de Saúde do DF, Domingos de Brito Filho.

Durante sua fala, o presidente do IgesDF destacou o compromisso da instituição com a governança e o controle interno. “Temos uma controladoria dentro do IgesDF exatamente para verificar todas as contas e assegurar que cada recurso público seja aplicado de forma correta e transparente”, afirma Cleber Monteiro.

Na primeira apresentação da manhã, o superintendente de Contabilidade, Finanças, Custos e Orçamento, Fabiano Batista, apresentou o panorama das despesas do período, incluindo gastos com pessoal, material de consumo, serviços de terceiros e investimentos. Os dados demonstram equilíbrio na execução orçamentária e avanços na regularização de contratos e pagamentos.

Fotos por Alberto Ruy/IgesDF

O promotor Clayton Germano elogiou as iniciativas de transparência do Instituto, especialmente o Painel da Transparência, plataforma que permite à população acompanhar em tempo real a aplicação dos recursos. “É importante que a sociedade tenha acesso a essas informações. A transparência é um pilar fundamental para fortalecer a confiança na gestão pública”, ressalta.

Ele também parabenizou o IgesDF pela clareza na prestação de contas referentes às obras das novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Na sequência, a superintendente de Contratos do IgesDF, Lorraynne Ribeiro Pinheiro, apresentou o panorama dos contratos firmados pelo Instituto, reforçando os avanços nos processos de fiscalização e compliance.

A programação da audiência segue à tarde, com a exposição dos resultados da área de Gestão de Pessoas e o acompanhamento das metas assistenciais das unidades administradas pelo IgesDF, incluindo o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), o Hospital Cidade do Sol (HSol) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

O encontro reforçou a importância da prestação de contas como instrumento de transparência e diálogo entre o poder público e a sociedade. “Nosso objetivo é garantir uma saúde pública de qualidade, com responsabilidade na gestão e compromisso com cada cidadão do Distrito Federal”, enfatiza Cleber Monteiro.

Texto por Pollyana Cabral

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *